NOTÍCIAS

Produção nacional de petróleo bate recorde com alta de 19,1%

Volume diário atingiu patamar inédito de 4,47 milhões de barris; produção do pré-sal já responde por 82% do total

O Brasil registrou recorde na produção de petróleo em junho, com a extração de 4,47 milhões de barris por dia. O volume representa alta de 19,1% em relação ao mesmo período de 2025, informou nesta 2ª feira (3.ago.2026) a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Leia a íntegra do levantamento:

A alta em relação a maio de 2026 foi de 4%. O desempenho foi puxado pela produção do pré-sal, que respondeu por 82% da produção nacional de petróleo e gás natural em junho. Foram extraídos na região 3,69 milhões de barris de petróleo diariamente.

A Petrobras manteve a liderança nacional na produção. Considerando sua participação como consorciada, a estatal foi responsável por 2,61 milhões de barris de petróleo por dia.

Em 2º lugar ficou a Shell, principal sócia da Petrobras no pré-sal, com 412 mil barris por dia, seguida pela TotalEnergies, que produziu 197,2 mil barris diários.

PRODUÇÃO DE GÁS AVANÇA

A produção de gás natural atingiu 217,35 milhões de m³ por dia, alta de 19,7% em relação a junho de 2025 e de 5,5% frente a maio. Do total de gás produzido, 97% teve aproveitamento.

Em junho, 64,36 milhões de m³ por dia de gás ficaram disponíveis ao consumo, enquanto 6,63 milhões de m³ por dia foram queimados. A queima avançou 12,9% na comparação com o mês anterior e 10,1% frente a junho de 2025.

Segundo a ANP, o aumento recente da queima se deve, principalmente, ao comissionamento da plataforma P-79, no campo de Búzios.

REINJEÇÃO

A reinjeção de gás nos campos produtores foi de 126,22 milhões de m³ por dia em junho. O processo ocorre por 3 razões principais:

  • A 1ª é técnica – o gás é comprimido e devolvido ao reservatório para elevar a pressão interna, o que aumenta a extração de óleo;
  • A 2ª é estrutural – o Brasil ainda enfrenta gargalos na malha de gasodutos, o que limita o escoamento da molécula até os centros consumidores;
  • A 3ª é estratégica – parte relevante do gás do pré-sal tem alto teor de CO₂, o que reduz sua atratividade comercial em comparação com o gás importado da Bolívia.

ORIGEM DA PRODUÇÃO

Os campos marítimos concentraram 98,1% da produção de petróleo e 87,6% da de gás natural. A Petrobras manteve posição dominante ao operar sozinha ou em consórcios.

A empresa foi responsável por 87,08% do total produzido no país. A extração nacional veio de 6.579 poços, sendo 608 marítimos e 5.971 terrestres. O campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, fechou junho como o maior produtor de petróleo do país, com 1,02 milhão de barris por dia. No gás natural, o destaque foi o campo de Mero, também na Bacia de Santos, com 48,73 milhões de m³ por dia.

Fonte: Poder360


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Papel e Celulose

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS