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Primeiro cargueiro a usar amônia limpa em vez de combustível fóssil pode começar a navegar em 2026

Amônia limpa

Embarcação de baixo carbono batizada de Yara Eyde fará um trajeto entre Noruega e Alemanha

Em um marco significativo para a indústria marítima, o primeiro navio cargueiro do mundo a utilizar amônia limpa como combustível está programado para iniciar suas operações em 2026, conforme anunciado pelas empresas envolvidas no projeto do Yara Eyde. Por meio da colaboração entre Yara Clean Ammonia, North Sea Container Line e Yara International, essa iniciativa pioneira visa criar uma embarcação de baixo carbono.

Traçando uma rota entre a Noruega e a Alemanha, o navio percorrerá entre Oslo, Porsgrunn, Hamburgo e Bremerhaven. A partir de 2026, as empresas norueguesas terão a oportunidade de comercializar seus produtos com baixas emissões de carbono, tanto dentro como fora do país, conforme divulgado pelos envolvidos.

A Yara International, empresa química norueguesa que produz fertilizantes, participa como proprietária da carga. “O fertilizante produzido em Porsgrunn será transportado sem emissões para a Alemanha, reduzindo as emissões do escopo 3 em 11 mil toneladas de CO2 por ano”, diz a nota.

Yara Clean Ammonia

A produção de amônia normalmente envolve o uso de combustíveis fósseis, como carvão e gás natural, e emite grandes quantidades de CO2. A Yara Clean Ammonia, no entanto, planeja fornecer uma mistura de amônia “azul” e “verde” para o Yara Eyde, segundo reportagem da CNN. “Amônia ‘azul’ captura e armazena CO2 na produção, enquanto a ‘verde’ é feita com eletricidade renovável.”

A parceria busca incentivar combustíveis de baixo carbono para possibilitar cortes nas emissões do transporte marítimo.

“Tecnologias de baixas emissões devem ser levadas à escala comercial na próxima década. É imperativo incentivar as transportadoras a escolherem combustíveis de baixo carbono”, disse Magnus Krogh Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia, na nota.

A Yara Clean Ammonia e a North Sea Container Line estão estabelecendo uma joint venture para concretizar o Yara Eyde, enquanto o navio será operado pela NCL Oslofjord. A joint venture visa se tornar a primeira operadora de linha do mundo a se concentrar exclusivamente em navios porta-contêineres movidos a amônia.

Fonte: terra


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