Notícias

Inscrições abertas para a primeira edição em Recife/PE do Water Innovation Lab

Publicado em 13/06/2019 às 10:58:55

Estudantes de graduação e pós-graduação, jovens profissionais e líderes comunitários podem participar da imersão, que é focada em solucionar desafios das águas urbanas, rurais ou industriais

evento-aquamec

Foram abertas no último dia 5 de junho as inscrições para a edição 2019 do Water Innovation Lab – WIL, que pela primeira vez vai reunir parceiros e jovens em Recife para debater caminhos que permitam lidar com o recurso natural mais valioso do planeta: a água. As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://waterlution.org/brasil/

O público alvo da ação, que acontece entre 9 e 16 de novembro, é formado por estudantes de graduação e pós-graduação, jovens profissionais e líderes comunitários com idades entre 18 e 35 anos, que tenham interesse em desenvolver habilidades de liderança e ferramentas de inovação colaborativa com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para os temas água e segurança hídrica.

Considerando as peculiaridades da região, sete temas vão ser explorados no WILBrasil Nordeste : áreas costeiras, semi-árido, ambientes urbanos e o déficit hídrico.

1. Reaproximação da população com as águas
2. Acesso à água e saneamento e segurança hídrica
3. Água e saúde: doenças de veiculação hídrica
4. Águas costeiras e mudanças climáticas
5. Sistemas de baixo custo: reuso e saneamento
6. Economia circular e aplicações com recursos hídricos
7. Os impactos da indústria na água: gestão e potencial

Apoio Financeiro

Ao final, projetos serão selecionados para receber apoio financeiro de até R$ 10 mil de Seed Funds para, junto a mentores, iniciar o piloto ou prototipagem das inovações colaborativas. Dois Seed Funds já confirmados serão destinados aos projetos que contemplem economia circular e o potencial dos resíduos do sistema de tratamento de esgoto; e apliquem tecnologia da informação (Big Data, IA, Blockchain e GIS) para melhorar o acesso do público à água e saneamento.

O WIL é capitaneado pela ONG canadense Waterlution, em parceria com organizações como BRK Ambiental, Grupo Europa, CESAR, INCITI, Fundación Avina, MAPAS, aQuamec, Acqua Mater e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Sobre a Waterlution e o Water Innovation Lab

A Waterlution é uma organização canadense sem fins lucrativos com 15 anos de experiência, que facilita o diálogo com diferentes atores no âmbito da água e capacita jovens líderes no setor de recursos hídricos. Isso se torna evidente em nossos workshops canadenses e internacionais, eventos de hub e Laboratórios de Inovação da Água. Desde a primeira edição do WIL (WIL – Water Innovation Lab, na sigla em inglês) em 2010, o Laboratório de Inovação da Água já contou 9 edições ao redor do mundo em 8 países: 3 edições no Canadá, 2 no Brasil, e 1 na Escócia, Índia, Holanda, Portugal. Este ano o programa volta ao Brasil e chega no Líbano e México e Canadá novamente! No programa WILGlobal, já passaram mais do que 700 jovens criando mais do que 70 projetos com o apoio de mais do que 150 parceiros. Além do programa WIL, os métodos de treinamento e facilitação do Waterlution e seus outros programas já envolveram mais de 7000+ participantes com as habilidades transformadoras necessárias para se tornarem líderes no futuro da água.

Serviço:
Laboratório de Inovação da Água
Inscrições de 5 de junho a 31 de julho em https://waterlution.org/brasil
9 a 16 de novembro
Recife/Pernambuco


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *