NOTÍCIAS

Prêmios sobre o uso racional da água estão com inscrições abertas

Dois importantes prêmios sobre gestão da água estão com suas inscrições abertas e vão reconhecer empresas que tenham realizados projetos em suas plantas que promoveram a redução e o consumo racional de água

Prêmios sobre o uso racional da água estão com inscrições abertas

A 12ª edição do Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água, tem inscrições abertas até o dia 20 de janeiro, enquanto o prêmio ANA 2017 o prazo é até o dia 31 de maio.

O Prêmio Fiesp de Conservação e reuso de água é organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Após feita a inscrição na premiação, os candidatos devem enviar os projetos até o dia 27 de janeiro.

O objetivo da entidade com a premiação é divulgar as iniciativas das empresas industriais, que apostam na redução do consumo e desperdício de água e geram benefícios ambientais, econômicos e sociais, além de aumentar a competitividade.

Para participar, o projeto precisa destacar a importância e dimensão em termos de conservação de água; ações, programas ou campanhas de sensibilização de funcionários; ações de monitoramento da qualidade e quantidade de água e/ou do efluente, que demonstrem os resultados obtidos.

Programado para o mês de março, o evento, que vai distribuir prêmios, placas com menção honrosa e certificado de participação, será também um indicador ambiental a compor acervo de cases no Estado de São Paulo, que são reconhecidos e divulgados.

Serão duas categorias premiadas: ‘Micro e Pequeno Porte’ ou ‘Médio e Grande Porte’. Mais informações podem ser obtidas no site da Fiesp: http://www.fiesp.com.br/agenda/12o-premio-conservacao-e-reuso-da-agua/

Prêmio ANA

O Prêmio ANA 2017 reconhece as boas práticas de uso da água e na edição desse ano terá como novidade categoria exclusiva para Empresas, com duas premiações: uma voltada micro/pequeno porte e outra pra corporações de médio/grande porte.

O Concurso que está em sua 6ª edição ainda premia nas seguintes categorias: Ensino; Governo; Imprensa (Impressos/sites, Rádio e Televisão); Organizações Civis; e Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Os trabalhos devem contribuir para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do hotsite do Prêmio ANA: http://premio.ana.gov.br.

O Prêmio ANA 2017 terá uma Comissão Julgadora composta por membros externos à ANA e com notório saber na área de recursos hídricos, meio ambiente ou Jornalismo. Um representante da Agência presidirá o grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levarão em consideração os seguintes aspectos: efetividade, impactos social e ambiental, potencial de difusão, adesão social, originalidade e sustentabilidade financeira (se aplicável). Para as categorias de imprensa, os critérios serão adaptados e a sustentabilidade financeira não será considerada.

A Comissão Julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das sete categorias. Os vencedores serão conhecidos em solenidade de premiação marcada para 6 de dezembro de 2017 em local a ser definido. Os sete vencedores receberão um Troféu Prêmio ANA. Além disso, os vencedores ganharão uma viagem para poderem apresentar seus trabalhos durante o Fórum Mundial da Água de 2018 – maior evento do mundo sobre recursos hídricos –, que acontecerá em Brasília, no mês de março do referido ano.

Fonte: Consórcio PCJ