NOTÍCIAS

Planta de dessalinização industrial do ano

Escondida SWRO foi eleita a Planta de Dessalinização Industrial do Ano no Global Water Awards de 2017

 

dessalinizacao-industrial-0517

 

A planta Escondida SWRO, comissionada em 2016, foi a vencedora na categoria Industrial Desalination Plant of the Year (Planta de Dessalinização Industrial do Ano) no Global Water Awards de 2017.

O que é?

A vencedora é uma planta de dessalinização de água do mar por osmose reversa (SWRO) com capacidade de 216.000 m³/dia que atende a mina de cobre de Escondida no deserto do Atacama, Chile. A planta é a maior instalação de dessalinização da América Latina.

Os envolvidos

A planta foi construída pela Bechtel para a Minera Escondida, cujos maiores acionistas são a BHP Billiton e a Rio Tinto.

A Doosan Heavy forneceu nove unidades SWRO enquanto que o pré-tratamento, consistindo de 60 filtros dual media, foi fornecido pela Doosan Enpure.

A Flowserve forneceu as bombas além de 27 dispositivos de recuperação de energia DWEER.

Os vasos de pressão foram fornecidos pela BEL.

A Black & Veatch realizou serviços de engenharia, suprimentos e pré-operação dos componentes marítimos e de dessalinização.

O que a faz tão especial?

A expansão da maior mina de cobre do mundo, em Escondida no seco deserto do Atacama, dependia totalmente de se assegurar um suprimento de água confiável. Tornando as suas operações à prova de secas com a planta de dessalinização de água do mar, a Minera Escondida pode agora seguir em frente para atender a crescente demanda mundial por cobre, motivada pela expansão economica antecipada na China e nos EUA.

Máquinas de escavação de túneis estado da arte foram usadas nos locais de captação e descarga de modo a minimizar o impacto na zona costeira, que dá abrigo a abundante vida marinha. A perfuratriz offshore de maior diâmetro do mundo foi usada para furar os poços no solo do mar, eliminando a necessidade de técnicas de construção offshore mais disruptivas.

Fazer a ligação física entre o oceano e a mina, a cerca de 180 km de distância e a uma altura de 3.100 m, foi um verdadeiro feito de engenharia, levado a cabo na região mais sismicamente ativa do mundo. O comissionamento bem-sucedido da planta de dessalinização de Escondida prova que a dessalinização em larga escala para a mineração é viável no Chile, e pavimenta o caminho para um grande número de plantas similares para servir outras minas.

 

 

Distinção

Ainda na categoria Industrial Desalination Plant of the Year, o Global Water Awards 2017 concedeu o prêmio de distinção à Sadara SWRO na Arábia Saudita.

A planta de dessalinização de água do mar por osmose reversa com capacidade de 178.000m³/dia, atende a Sadara Chemical Company, localizada na cidade de Jubail, na costa do golfo da Arábia Saudita. O complexo entrou em operação comercial em 2016.

Foto: Bechtel

Fonte: Global Water Awards 2017 (www.globalwaterawards.com), adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

Notícias relacionadas:

Mega planta de dessalinização da mina de Escondida no Chile deverá partir em março