NOTÍCIAS

Petrobras já é vencedora do Prêmio ANP de Tecnologia de 2016

Companhia venceu por antecipação as três categorias do prêmio de Inovação Tecnológica, como líder de parcerias em cada um dos nove projetos finalistas

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou na semana passada a relação dos nove projetos finalistas – três em cada categoria – do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica deste ano. O anúncio oficial do vencedor de cada modalidade será feito em cerimônia no dia 28 de julho, mas a Petrobras já pode ser considerada a ganhadora de ponta a ponta da premiação. A companhia está presente em todos os nove projetos finalistas, por meio do Cenpes (que inscreveu oito dos indicados) e do E&P, como líder ou parceira de outras empresas e/ou de instituições de ciência e tecnologia.

Esta edição do prêmio teve 46 projetos inscritos, e a relação dos contemplados foi divulgada na semana passada. Em 28 de julho, haverá o anúncio oficial dos projetos vencedores e será também eleita a “Personalidade do Ano” do setor. A ANP informou que a avaliação e a seleção dos finalistas foi feita com base em critérios de originalidade, aplicabilidade e funcionalidade da tecnologia, sua contribuição científica e tecnológica, e percentual de conteúdo local.

Veja a relação, divulgada pela ANP, dos projetos finalistas do Prêmio:

Categoria I – Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia (ICT) nacional em colaboração com empresa petrolífera:
· PIG Palito para Inspeção de Dutos Submarinos Multisize – PUC-Rio e Petrobras (Cenpes)
· Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) – USP e Petrobras (Cenpes)
· Sistema com Múltiplos Sensores a Laser para Inspeção de Materiais Compósitos com Shearografia – UFSC e Petrobras (Cenpes)

Categoria II – Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera:
· Programa de Diagnóstico de Problemas de Perfuração em Tempo Real (PWDa) – Engineering Simulation and Scientific Software (ESSS), UCL, UFRRJ, UTFPR e Petrobras (Cenpes)
· Tecnologia de Reparo de Linhas Flexíveis Submarinas por Filament Winding – ARBRA Engenharia Industrial e Petrobras (Cenpes)
· Unidade Móvel Experimental em Reúso de Água – EP Engenharia do Processo e Petrobras (Cenpes)

Categoria III – Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera:
· Bomba Centrífuga Submersa Submarina Instalada em Skid no Leito Marinho (S-BCSS) – FMC Technologies Brasil e Petrobras (E&P)
· Cimento Autorreparável com CO2 – Schlumberger Serviços de Petróleo e Petrobras (Cenpes)
· Otimização do Processo de Perfuração no Pré-Sal – Schlumberger Serviços de Petróleo e Petrobras (Cenpes)

Saiba mais sobre o Prêmio ANP, clique aqui