NOTÍCIAS

Parceria da Funasa com Sanesul conclui ETE no MS

Estação de Tratamento de Esgoto trata 14,5 litros de efluentes brutos por segundo e vai atender cerca de três mil habitantes

 

ete

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul (Suest/MS), concluiu a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no município de Angélica, em parceria a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). A obra busca ampliar o esgotamento sanitário e universalizar o saneamento básico na região.

 

A ETE tem capacidade de tratar 14,5 litros por segundo de esgoto bruto e atenderá 30% da população, aproximadamente 3 mil habitantes. Os recursos de R$ 7,7 milhões são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nº 80/2014, entre a Funasa e a Sanesul. A obra encontra-se 100% executada, na fase de prestação de contas final.

O município de Angélica, a 261 km da capital estadual Campo Grande, apresentava problemas ambientais dispondo somente de rede coletora e ligações domiciliares em uma pequena área do município. A população utilizava sistemas individuais de tratamento, como fossa séptica e sumidouro – tanque instalado ao lado da fossa – e lançavam esgotamento clandestino no sistema de drenagem.

 

 

LEIA TAMBÉM: Água subterrânea traz alívio para a cidade de Leeu Gamka na África do Sul

 

 

A ampliação do sistema de esgotamento sanitário, por meio da nova Estação de Tratamento de Esgoto, resulta na diminuição de doenças de veiculação hídrica para a população e assegura o tratamento adequado de efluentes domésticos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e evitando a reprodução de transmissores de enfermidades.

Para superintendente Jair Leite, o cumprimento da missão institucional de promover saneamento básico e saúde ambiental se dará como concluído, conforme indicativo de melhora na qualidade de vida da população. “A alegria de entregar à comunidade um empreendimento desse porte só será completa se os indicadores sociais decorrentes demonstrarem a efetividade do investimento”, disse.

Além desta obra, a Funasa por meio do Termo de Convênio nº 6262/17, prevê a aquisição de um caminhão compactador de lixo, que será utilizado para serviço de coleta e remoção de resíduos sólidos urbanos do município de Angélica. O convênio se encontra em etapa de licitação.

Fonte: funasa.gov