Notícias

O Oeste dos EUA Enfrenta a difícil realidade da falta de água

Publicado em 15/12/2020 às 10:39:13

O hidrólogo aponta em longo prazo “aridificação” em vez de “seca” temporária

 

continued-aridification-in-western-states

 

Nos Estados Unidos, os estados ocidentais estão crescendo, mas enfrentam um futuro desafiador para a água – uma situação que foi vividamente ilustrada por uma recente enxurrada de incêndios florestais. E é um problema caro em outros aspectos. Ted Cooke é o gerente geral do sistema de canais de desvio para o Projeto Central Arizona de 540 km, que leva água do Rio Colorado para 80% dos residentes do Arizona. Ele disse o seguinte:

Certamente, as pessoas devem estar cientes de que a água – a importação de um bem escasso em um ambiente desértico – é cara e, com as mudanças climáticas, vai ficar ainda mais cara.

A declaração de Cooke está na esteira das previsões recentes do US Office of Reclamation: em janeiro de 2021, os níveis de água do reservatório vital provavelmente serão 5 metros mais baixos no Lago Powell e 1,5 metros mais baixo no Lago Mead do que os níveis vistos um ano antes.

O Controle de Secas dos EUA declarou que 100% do Colorado está anormalmente seco ou passando por condições extremas de seca e declarou grande parte do Oeste em vários estágios de seca.

No entanto, os níveis projetados para o reservatório não foram baixos o suficiente para provocar cortes severos de água em áreas metropolitanas e terras agrícolas. Níveis abaixo de 327 metros em Lake Mead exigiriam cortes no uso de água por Nevada e Arizona, mas, por enquanto, a previsão é de 332 metros, 4 metros acima do nível de disparo. Cooke disse o seguinte:

Faltam pelo menos duas décadas até que nos encontremos dizendo: “Não temos uma gota para a próxima pessoa que vier aqui.”


LEIA TAMBÉM: PRIMEIRO-MINISTRO DO VIETNÃ EMITE DIRETRIZ DE ÁGUA LIMPA


Rio Colorado em Perigo de Extinção

As apostas são altas para o Rio Colorado. Em 2013, a American Rivers apelidou o rio Colorado de “o rio mais ameaçado da América”. Devido a:

  • 40 milhões de pessoas
  • 15% da produção agrícola dos EUA
  • 13% da produção de gado dos EUA
  • Uma economia recreativa aquática de USD 26 bilhões
  • 30 espécies de peixes nativos
  • O último habitat ribeirinho da Rota do Pacífico Norte-americano

Com a queda de neve do inverno passado, as esperanças aumentaram com a ideia de que os modelos climáticos estavam errados. Mas essas esperanças foram frustradas quando o tempo úmido não resistiu. Colby Pellegrino, diretor geral de recursos da Southern Nevada Water Authority, anunciou a dura realidade:

O futuro do rio será mais seco do que no passado. […] Cada setor terá que aprender a fazer mais com menos.

Acordo da Água do Rio Colorado

Em 2019, Arizona, Califórnia, Nevada, Colorado, Novo México, Utah e Wyoming, os sete estados da Bacia do Rio Colorado, concordaram em apresentar planos de contingência de seca nas profundezas de uma das piores crises de água que o rio já sofreu. Este ano, os três estados mais sedentos da Bacia do Baixo Colorado concordaram com um plano de contingência contra a seca, reforçando as medidas voluntárias anteriores de conservação de água para evitar que os níveis de água nos principais reservatórios caiam para níveis perigosos.

No entanto, embora as autoridades responsáveis ​​pela água afetadas pelo acordo de 2019 considerem que as questões hídricas de curto prazo são administráveis, o futuro da água na região parece mais preocupante nas próximas décadas. O clima cada vez mais quente e seco está reforçando o consenso em climatologia de que o Sudoeste pode continuar esperando condições mais quentes e secas. O hidrólogo da Universidade Estadual do Colorado, Brad Udall, que estuda os fluxos do rio Colorado, se refere às condições no Oeste como “aridificação”, já que a “seca” implica um estado temporário. Ele expressou que as médias do século 20 provavelmente não retornarão por séculos.

Entre em contato com a Fluence para obter ajuda para obter o máximo de cada gota de água disponível.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SANESUL AMPLIA PRODUÇÃO DE ÁGUA COM ATIVAÇÃO DE NOVO POÇO EM CAMAPUÃ/MS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TRÊS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO SÃO INAUGURADAS EM MARÍLIA/SP


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *