NOTÍCIAS

Novos equipamentos para monitorar chuvas na bacia do rio Ipojuca

Além de monitorar chuvas os equipamentos têm a função de medir e enviar dados de nível dos rios e reservatórios

 

monitorar-chuvas-0617

 

Com recursos do PSA Ipojuca (R$ 377 mil), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) adquiriu nove plataformas de coleta de dados (PCD) hidrológicas, da empresa Hexis Científica Ltda. O equipamento tem a função de medir e enviar os dados de nível dos rios, reservatórios e chuvas em tempo real, seja por transmissão GPRS (via operadora de telefonia celular) ou GOES (via satélite).

“O equipamento tem várias vantagens, como por exemplo, permitir o monitoramento em áreas de difícil acesso, possibilitar o acompanhamento, em tempo real, de eventos hidrológicos críticos e do volume armazenado em reservatórios”, explicou a gerente de Monitoramento e Fiscalização da Apac, Lígia Enders.

A Apac possui 40 plataformas de coleta de dados em reservatório e também uma rede de monitoramento de alerta de cheias composta por 27 PCD’s, instaladas em rios do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco. As nove PCD’s adquiridas serão instaladas na bacia do rio Ipojuca.

“A aquisição é necessária, devido à importância do monitoramento das reservas hídricas do Estado em tempo hábil, de forma que fique garantida a tomada de decisão por parte dos gestores públicos, visando minimizar os efeitos causados por fenômenos climáticos extremos, sejam aqueles relacionados a cheias ou a secas”, completou Lígia.

Fonte: PSA Ipojuca