A Coden Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Nova Odessa, passa a monitorar em tempo real a vazão do sistema de tratamento de esgoto da cidade
O acompanhamento ocorre através da CCO (Central de Controle Operacional), que funciona desde 2017 na companhia. Até então, apenas o sistema de abastecimento de água era gerenciado 24 horas por dia pela unidade.
O sistema permite o diagnóstico imediato de problemas na captação, tratamento, armazenamento e distribuição. Segundo o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, é possível avaliar o funcionamento de cada componente no tratamento, o que viabiliza ações preventivas.
“É importante porque eu consigo avaliar a vazão que chega em tempo real e a vazão de saída, bem como a vazão individualizada dos quatro reatores (tanques onde o esgoto passa pelo tratamento final). Assim, consigo avaliar a eficiência dos reatores”, afirmou Ongaro.
LEIA TAMBÉM: BOM JESUS DOS PERDÕES/SP GANHA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO.
Telemetria dos pontos de monitoramento de pressão
Inaugurado em outubro de 2017, a CCO recebe informações em tempo real, via telemetria, dos PNPs (pontos de monitoramento de pressão) distribuídos pela rede de água e também do nível dos reservatórios.
Segundo o prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza (PSDB), trata-se de um avanço na área ambiental.
“Temos o controle desde a chegada do esgoto doméstico até o final, quando ele é lançado para o Ribeirão Quilombo. Então, qualquer problema que houver não precisamos estar lá full time, nós estamos full time através da sala de controle”, disse o prefeito.
Fonte: O Liberal.
LEIA TAMBÉM: SABESP AMPLIA TRATAMENTO DE ESGOTO EM SANTO ANDRÉ/SP E DESPOLUI DOIS CÓRREGOS
LEIA TAMBÉM: PARANÁ TEM O 2º MELHOR ÍNDICE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO PAÍS