NOTÍCIAS

Plano de monitoramento vai analisar a qualidade da água na Lagoa da Conceição/SC

Aresc irá realizar a ação pelos próximos 60 dias em cinco pontos diferentes

 

agua

Imagem Ilustrativa

 

Monitorar a qualidade da água na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, é o que a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) irá fazer pelos próximos 60 dias. Em entrevista ao Notícia na Manhã desta quinta-feira, 11, Luiza Burgardt, gerente de Fiscalização de Saneamento Básico do órgão, explicou sobre o processo.
Após o rompimento da lagoa de evapoinfiltração a gente criou esse plano de monitoramento que tem como objetivo avaliar a qualidade da água da Lagoa de Conceição e também avaliar as condições de operacionalidade e eficiência da estação de tratamento de esgoto. A ideia é a gente conseguir subsidiar a tomada de decisão dos órgãos ambientais com informações sobre a situação da Lagoa e o comportamento de dispersão dos possíveis poluentes ao longo do tempo — explicou Luiza.

LEIA TAMBÉM: SAMAE AFIRMA QUE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO ESTÃO OPERANDO NORMALMENTE EM BRUSQUE/SC


Danos

A gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc comentou também sobre o trabalho realizado e que a situação da lagoa que acabou vazando causando o dano em casas e na água será monitorada.

– Nós trabalhamos com fiscalizações de rotina em todas as unidades de esgotamento sanitário. A gente verifica desde a coleta do efluente até a disposição final. No caso da Lagoa, a gente não conseguiu verificar o perimetro inteiro da lagoa de evapoinfiltração, mas nas rotinas de fiscalização a gente verificou algumas irregularidades ao longo de todo esse tempo e estava acompanhando as ações da concessionária (Casan) para o aumento da capacidade de armazenamento e a possível mudança da destinação final com a implantação daquele sistema de disposição oceânica do sul da Ilha, que atualmente está em fase preliminar de licenciamento ambiental.

Fonte: NSC Total.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PROJETO CRIA PLANO NACIONAL PARA ERRADICAR CONTAMINAÇÕES POR MERCÚRIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTAÇÃO GUANDU NÃO PASSA POR UMA REFORMA DESDE O INÍCIO DA DÉCADA DE 1980