Notícias

Maceió/AL adota a tecnologia de biofilme CFIC® (Continuous Flow Intermittent Cleaning)

Publicado em 15/10/2019 às 10:31:39

“A tecnologia CFIC® oferece 50 % de redução no consumo de energia comparada com o convencional MBBR, o que, junto com a redução na carga de carbono, implica em redução de custo em todo o tempo de vida da planta.”

biofilme-cfic

Maceió é a capital e a maior cidade na região costeira do estado de Alagoas. Conhecida localmente como “O Paraíso das Águas” o nome Maceió tem origem indígena e significa um tipo de lagoa temporária formada pelas chuvas e marés. A maioria destas lagoas desaguam no mar, enquanto outras desaguam em  lagoas maiores.

A cidade de Maceió possui uma rica herança cultural e tem praias dignas de cartão postal com mar verde esmeralda com areia de variadas cores e recifes formando piscinas naturais. A lagoa de Mundau é uma das favoritas para banho com suas águas transparentes.

O Paraíso das Águas fornece o pano de fundo para a nova ETE (estação de tratamento de esgoto) Benedito Bentes. A solução empregada é a tecnologia de biofilme CFIC® (Continuous Flow Intermittent Cleaning) desenvolvida pela empresa norueguesa Biowater Technology AS e fornecida em regime turn-key pela Memphis Empreendimentos Ltda, seu parceiro e agente no Brasil.

ETE Benedito Bentes

A ETE Benedito Bentes é o principal empreendimento em implantação para tratamento de esgotos na região. A maioria dos residentes de Maceió mora na região costeira, no entanto a nova planta vai tratar o esgoto proveniente da região alta da cidade conhecida como tabuleiro  cuja população tem aumentado bastante nos últimos anos.

A nova planta beneficiará mais de 160.000 residentes, com a primeira fase começando em maio de 2019 e a segunda fase em 2020, com vazão total de ate 360 L/s. Junto com a nova estação de tratamento, serão implantados aproximadamente 160 Km de redes coletoras e ligações de esgoto.

Os investimentos estão sendo feitos pela SANAMA – Saneamento Alta Maceió, através de um contrato de Parceria Público Privada com a CASAL, Companhia de Saneamento de Alagoas. O contrato entre a SANAMA e a CASAL é de 30 anos.

maceio-tecnologia-biofilme-cfic

Em 2017 Biowater Technology AS , através do parceiro local Memphis Empreendimentos propuseram a tecnologia CFIC® como solução para o tratamento de esgoto. Esta tecnologia foi a escolhida entre outras tecnologias como UASB, lodo ativado, MBBR e IFAS devido a suas vantagens como compacidade, baixo SST no efluente ( sem a fase de separação ), facilidade de operação e baixo custo operacional.

A tecnologia CFIC® oferece 50 % de redução no consumo de energia comparada com o convencional MBBR, o que, junto com a redução na carga de carbono, implica em redução de custo em todo o tempo de vida da planta.


LEIA TAMBÉM: TRATAMENTO SUSTENTÁVEL DE EFLUENTES DA BIOWATER TECHNOLOGY.


Expectativas para a nova ETE com a tecnologia CFIC®

As expectativas para a nova ETE são altas devido à tecnologia CFIC®. O efluente tratado, devido a sua alta eficiência, pode ser considerado com água de reuso podendo ser utilizado na lavagem de calçadas e irrigação.

“Nós estamos muito satisfeitos com o rápido início do processo e excelente qualidade do efluente, já alcançando os resultados requeridos pela legislação ambiental rapidamente após o início do processo de tratamento. O layout otimizado da planta permitirá aumentar a capacidade de tratamento, acompanhando o crescimento da área de projeto, sem grandes investimentos em obras civis e aproveitado a área já existente. Com essa tecnologia poderemos tratar toda a área de projeto em um único local otimizando investimentos e o custo operacional”, declara o Eng. Helio Moellmann Ferreira de Barros Junior, Diretor Técnico da SANAMA.

Uma das características mais marcantes da planta CFIC® em Maceió é o fato do efluente ser encaminhado diretamente para a desinfecção, sem a etapa intermediária de separação da lodo. Isto é alcançado através da operação intermitente dos reatores CFIC® em modo de lavagem onde o lodo é removido para uma linha de tratamento separada, sem interromper o fluxo de entrada de água na planta.

Tecnologia CFIC® propicia economia de energia e espaço

Junto com a economia de energia e espaço, a tecnologia CFIC® também permite aos operadores total controle sobre a frequência de lavagem e manuseio do lodo. Este nível extra de controle sobre os tratamentos convencionais oferece considerável economia já que a remoção do lodo pode ser ajustada a variações sazonais na vazão marcadamente percebida em regiões com alta atividade turística.

Desde o inicio de operação da planta, o CFIC® em Maceió tem operado em modo de lavagem 12 horas por semana. A eficiência de remoção de carga orgânica desde o comissionamento tem sido igualmente promissora. A DQO (demanda química de oxigênio) de entrada é 600 mg/L e o efluente apresenta menos do que 120 mg/L, remoção de mais de 80 % e bem dentro dos limites de descarga para o projeto. Os SST ( sólidos suspensos totais ) são inferiores a 25 mg/L. A DBO ( demanda bioquímica de oxigênio ) no efluente é também bem menor que o máximo nível regulamentado ( <30 mg/L ), com uma média de 23 mg/L.

A planta de Maceió será a maior instalação CFIC® no mundo baseado em capacidade de vazão quando a segunda linha começar a operar em 2020/2021. Ela se juntará à crescente lista mundial de referência em plantas com tecnologia CFIC®, junto com outros projetos como NOS-Noruega para tratamento de influente industrial (2014) e Jinbai China (2017) para tratamento de esgoto municipal com vazão de ate 30.000 m3/d com remoção de orgânicos e nitrogênio total.  CFIC® está, portanto, se tornando o novo padrão na tecnologia de biofilme.

“A planta CFIC® em Maceió é um marco global no uso da emergente tecnologia de biofilme sobre as soluções tradicionais. O impacto ambiental positivo será sentido em toda a vida útil da planta, e devido à adoção da inovativa tecnologia, também para as próximas gerações.”, fala Ilya Mario Savva, CEO da Biowater Technology AS.

Conheça as soluções da Memphis


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *