NOTÍCIAS

Rede de jovens líderes da água no Brasil gerando impacto com soluções para os problemas hídricos no país em tempos de COVID-19

“O WIL Brasil está em sua quarta edição com um programa que trás a diversidade para convergir no trabalho colaborativo apresentando ferramentas que levem a criação de projetos ou ações para solucionar problemas relacionados à água no Brasil”

wil

Waterlution e WIL Brasil estão acompanhando de perto a pandemia da COVID-19. Reconhecemos a importância de sermos adaptáveis com nossa programação e como nos envolvemos com a rede WIL para garantir que a saúde continue sendo a prioridade máxima para todos, enquanto seguimos aprendendo e conectando pessoas. Seguimos atualizando nosso site com informações referentes a isso, por enquanto, todos os nossos encontros serão realizados virtualmente.

  • Laboratório de Inovação da Água continua em junho com Webinar, Live e Encontro Virtual para avançar soluções para os desafios hídricos no país;
  • Além de atividades com foco na transferência de conhecimento, o programa desafia os participantes à inovação colaborativa. Ao final, alguns projetos serão selecionados para receberem apoio de recurso semente num total de R$ 7.500,00 por encontro;
  • O programa WIL já impactou mais de 900 jovens participantes de 18-35 anos ao redor do mundo, sendo mais de 250 deles no Brasil;
  • O programa está mobilizando ações para auxiliar no combate ao COVID-19 através da rede de participantes ativa há quatro anos;
  • 3 projetos já receberam recurso semente do primeiro encontro em abril.

O WIL Brasil está em sua quarta edição com um programa que trás a diversidade para convergir no trabalho colaborativo apresentando ferramentas que levem a criação de projetos ou ações para solucionar problemas relacionados à água no Brasil. Focando nas premissas do ODS 6 e 14, desenvolvendo metodologias que ampliem a visão de lideranças jovens em seus projetos pessoais e profissionais que impactam a sociedade no campo da água e saneamento.

Três encontros

O WIL Brasil segue com seu programa contínuo iniciado em abril, de forma a agregar uma nova roupagem para desafios nacionais e globais relacionados à água. Durante todo o ano, acontecerão mais três encontros: um em junho e dois no segundo semestre – dando fluxo ao ciclo de atuação nas inovações já guiadas pelo programa em suas últimas edições. Pensando nisso, no histórico de jovens líderes que passaram pelo programa e na urgência de se criar uma nova cultura pela água, o WIL Brasil 2020 segue com os próximos temas:

  • Água e Inovação na Prática: webinar 02 de junho e encontro dias 15, 16 e 19 de  junho
  • Água, Inovação e Desenvolvimento Humano: webinar 08 de setembro e encontro dias 21, 22 e 25 de setembro
  • Água, Inovação e o Oceano: webinar 12 de novembro e encontro dias 27 e 28 de novembro

Estes temas refletem o histórico de atuação do WIL Brasil, a realidade e experiências dos jovens líderes que passaram pelo programa e, sobretudo, a intenção da Waterlution em trabalhar temas transversais na criação de uma nova cultura pela água no país, que vem enfrentando  a crise climática e uma gama de eventos que impactam a forma que as populações vivem com as águas. Além disso, o programa global da waterlution tem três prioridades transversais que estarão presentes em todo o programa:

  • Gênero;
  • Conhecimento Tradicional (Conhecimento Ecológico Tradicional TEK e Soluções Baseadas na Natureza NBS);
  • Integração com participantes de outras edições no processo de compartilhamento de conhecimento e facilitação.

LEIA TAMBÉM: PRINCÍPIOS PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL DA AMÉRICA LATINA, EM TEMPOS DE PANDEMIA E CRISE PLANETÁRIA.


Para participar dos encontros é necessário se candidatar através de um formulário de inscrição que está disponível no site do WIL Brasil até dia 2 de junho https://waterlution.org/brasil/. O time do WIL Brasil 2020 selecionará os jovens que participarão dos encontros e os convidarão via e-mail. A inscrição para um encontro não garante a seleção para os demais e a intenção é criar um grupo diverso e multidisciplinar que pensará, coletivamente, novos caminhos para o setor das águas no Brasil através de iniciativas de inovação.

Com esses encontros, esperamos assegurar uma leitura melhor dos desafios da água no Brasil que possui proporções continentais, mas, acima de tudo, pretende-se conectar ainda mais jovens líderes e, consequentemente, mais ideias e soluções para esses desafios.

Resposta ao momento crítico do COVID-19

Como resposta ao momento crítico que estamos vivendo, o WIL Brasil movimentou a rede de jovens veteranos que participaram das edições do programa no país: WIL Brasil 2017, WIL Brasil 2018, WIL Brasil Nordeste 2019 e os recém chegados do primeiro encontro do WIL Brasil 2020. Reuniões online foram feitas para descobrir o que os jovens líderes da água do WIL estavam fazendo em suas redes locais para lidar com as consequências do COVID-19. Muitas ideias e iniciativas já estão acontecendo desde o começo da pandemia no Brasil e muitas delas contam com a participação desses jovens como o Relatório do Corona Água, ações de bio saneamento, boletins da Amazônia e círculos de conversa sobre como a pandemia afeta as mulheres na Amazônia do Observatório do Marajós e uma proposta simples e barata para diminuir o impacto do COVID através da criação de cloro com água e sal em comunidades que não tem acesso à água e saneamento entre outras.

Tema de junho:  Água e Inovação na Prática: 

Para responder os problemas complexos relacionados ao universo das águas é necessário ter em mente a diversidade deles e, principalmente, a diversidade de soluções e oportunidades. Isso é uma tarefa por vezes complexa quando não se tem/conhece as ferramentas para isso. Como colocar em prática projetos inovativos que ajudem a construir uma nova cultura pela água levando em consideração as grandes questões que vêm com o desenvolvimento sustentável? Iremos refletir sobre isso questões no nosso segundo tema do programa.

O webinar deste encontro acontecerá no dia 02 de junho das 10h às 11:30h e o nosso encontro virtual nos dias 15, 16 e 19 (das 14h às 17h30). No webinar, teremos o grande prazer de conversar com Anna Luísa Beserra, jovem cientista que desenvolveu a Aqualuz, tecnologia para tratar água de cisterna com a luz do sol, iniciativa pensada para zonas rurais com dificuldade de acesso à água, a brasileira mais jovem formada em Lideranças de Novos Empreendimentos pelo MIT e vencedora do prêmio jovens campeões da terra da ONU. Juntos com a Anna Luísa também teremos o Giancarlo Ronconi, Diretor de Inovação e Tecnologia na BRK Ambiental e Manuella Curti, CEO do Grupo Europa Purificadores falando sobre a inovação no setor das águas e saneamento.  Vai ser uma hora e meia de inspiração, muita transferência de conhecimento, e conexões incríveis! Os de mais mentores do encontro estão sendo definidos junto com a programação.

Parceiros desde a primeira edição do WIL Brasil em 2017, o programa em 2020 continua com o apoio da BRK Ambiental e Europa Purificadores e o C.E.S.A.R, o nosso parceiro de inovação desde 2019.  O programa WIL já impactou mais de 900 jovens participantes ao redor do mundo, sendo mais do que 250  deles só no Brasil.

“Estamos em tempos que exigem muita adaptabilidade, criatividade e ação coletiva.  Fico muito inspirada pelos jovens líderes de água que já passaram pelo WIL aqui no Brasil, todos mostram essas habilidades e compromisso. Capacitar mais jovens em 2020 e somando-os à rede dos ‘WILers’ para fortalecer o potencial de colaboração entre eles, olhando juntos os desafios da água do país é a nossa prioridade.”  Dawn Fleming, Brasil Lead Waterlution

O programa de 2020 continua depois do primeiro encontro virtual “Água, Inovação e Urbanização” que reuniu quase 30 participantes e  16 mentores convidados. O encontro de dois dias ajudou a repensar 5 projetos de inovação em água e urbanização e vai conseguir apoiar com recurso semente dos nossos parceiros BRK Ambiental e Grupo Europa três deles: Um em Recife e dois em São Paulo. Os projetos variam nas suas formas de atuação:

  • “A Ver o Rio” projeto da Maria Eduarda Carvalho.  Iniciará um piloto de ação educacional inovadora em uma escola da rede pública de ensino médio do Recife educando sobre a existência das redes de esgotamento sanitário e drenagem, como também sua importância para os sitemas hídricos urbanos.
  • “Dispositivos e Drenagem” projeto da Juliana Alencar. Iniciará uma campanha para comunicar a necessidade e viabilidade da adoção de dispositivos para controle de cargas difusas no sistema de drenagem.
  • “Catando memórias de um ex-rio” projeto da Gabriela Holanda.   Criação-pesquisa de um documentário performativo, no qual, através da interação das linguagens da ecoperformance e do cinema documental, visa discutir o futuro dos rios a partir da perspectiva das memórias de rios aterrados, canalizados e tamponados, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Para Saber  mais do programa de 2019, o WIL Brasil Nordeste, imersão que contou com 50 jovens, gerou 9 projetos, onde 3 destes receberam um recurso semente para o desenvolvimento inicial das propostas e estão atualmente em um programa de aceleração no CESAR em Recife para o melhor aproveitamento e impacto dos objetivos.

acesse este link: https://waterlution.org/wp-content/uploads/2019/12/WIL-Brasil-2019-Outcome.pdf

Serviço

Laboratório de Inovação da Água

Quando: encontros temáticos ao longo de 2020 (fechado para participantes) com webinars (abertos para público cadastrado).  Inscrições abertas:  https://bit.ly/2y6gEcw

Mais informações no site https://waterlution.org/brasil/

wilbr

wilbr

wilbr

Sobre a Waterlution e o Water Innovation Lab 

A Waterlution é uma organização canadense sem fins lucrativos com 15 anos de experiência, facilitando o diálogo com diferentes atores no âmbito das água e capacitando jovens líderes no setor de recursos hídricos. Isso se torna evidente em nossos workshops canadenses e internacionais, eventos de hub e Laboratórios de Inovação da Água. Os métodos de treinamento e facilitação do Waterlution já envolveram mais de 7000+ participantes com as habilidades transformadoras necessárias para se tornarem líderes no futuro da água.