NOTÍCIAS

Fossas sépticas ajudam a evitar contaminação na zona rural de Campinas

Milhares de famílias em bairros fora da zona urbana utilizam as chamadas “fossas negras”, que contaminam o solo e podem afetar poços e minas de água.

fossa-septica-campinas

Fossas na zona rual serão trocadas por método mais limpo e seguro (Foto: Reprodução/EPTV)

A falta de saneamento adequado na zona rural de Campinas está preocupando moradores e autoridades. Nessas regiões é comum o uso das chamas “fossas negras”, que não têm tratamento de esgoto e podem contaminar o solo, nascentes e poços de água usados pela população. Dos 18.389 moradores da área rural da cidade, 35% não tem saneamento e 29% usam fossas.

Para resolver esse problema, várias casas estão recebendo fossas sépticas biodigestoras, uma tecnologia mais limpa e que não afeta o meio ambiente. Nelas, as fezes são dissolvidas por uma bactéria e viram biofertilizante, que pode ser usado como adubo natural. Um processo mais limpo e seguro para o homem e para o meio ambiente. A expectativa é que 100 fossas sépticas sejam instaladas por ano na cidade.

“O plano de investimentos junto com a Sanasa prevê a extensão da rede (de esgoto) até 2020. Nas áreas rurais não dá para fazer uma previsão precisa de quando vamos chegar com as fossas sépticas a todas as casas”, disse Rogério Menezes, secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas. Mas ele garante que todas elas serão atendidas.

O analista da Embrapa Carlos Renato Marmo diz que a água que sai após o processo nos biodigestores pode ser reutilizada para molhar plantas em hortas e pomares, reaproveitando a água e os nutrientes.

Nascentes

“Tem o problema do mau cheiro e também o risco de contaminação. Do lado da fossa negra eu tenho um poço e a gente fica com medo de usar a água”, diz o pedreiro Heliomar Gomes Pereira, que mora na região do Carlos Gomes, área de proteção ambiental. Só no terreno dele, onde há três casas, há mais de 20 nascentes e minas de água.

“Se todo mundo resolver fazer fossas negras nessa região vão matar todas as nascentes que existem por aqui. São todas com água boa e já tem fossas na parte de cima delas”, disse Heliomar. Ele ajudou a instalar as novas fossas na casa de vizinhos e espera que chegue logo a sua vez.

“É bom pra natureza, bom pro povo, bom pras minas de água. Seria maravilhoso (ter em todas as casas), essa é a esperança de todos nós aqui do bairro”, afirma.

Fonte: G1 – EPTV 1ª edição

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS