NOTÍCIAS

Fluoretação da água passa a ser 100% automatizada em Cuiabá

Tecnologia permite ainda maior controle dos níveis de flúor na água tratada, garantindo alto padrão do serviço

ETA

Imagem ilustrativa

A fluoretação da água para consumo humano é uma medida preventiva que reduz a incidência de cárie dental, sobretudo nas crianças. Na capital mato-grossense, toda a água fornecida pela rede pública contém flúor, medida implantada a partir de 2017. Agora, com o investimento superior a R$ 700 mil reais em materiais e serviços, a Águas Cuiabá passa a contar com a automação completa do sistema de fluoretação em todas as 11 Estações de Tratamento de Água (ETAs). O processo, que antes era realizado manualmente, ganhou novas tecnologias, que permitem ainda maior controle dos níveis de flúor, contribuindo com o alto padrão do serviço de abastecimento.

O sistema é composto por equipamentos eletrônicos instalados nas ETAs, em estruturas que compõem a etapa final de tratamento, por onde a água passa antes de ir para os reservatórios. Segundo o coordenador de Engenharia da concessionária, Fábio Goulart Barrios, com a automação do sistema o controle e o ajuste do fornecimento de flúor ocorrem de forma automática. “A tecnologia evita oscilações da concentração do composto. É mais um passo importante, que evidencia a excelência do serviço de abastecimento de água às famílias cuiabanas.”

Necessários para o processo de fluoretação, o sistema automatizado conta com um analisador de flúor, responsável por avaliar a concentração do composto na água, por uma bomba dosadora, para a injeção do flúor de forma controlada e um painel de acionamento dos dispositivos. A inovação tecnológica está presente, principalmente, na estrutura da bomba dosadora, antes operada de forma manual, com coletas sistematizadas e análise da água. Agora, ela passa a operar de forma automática, analisando a concentração de flúor integralmente, por meio de dispositivos eletrônicos.

Fluoretação

O método consiste na adição controlada de um composto de flúor, o ácido fluossilícico, à água de abastecimento público. Desde 1974, a legislação brasileira estabelece como obrigatória a fluoretação da água em todas as ETAs. Considerado um dos métodos mais efetivos na garantia de prevenção de doenças bucais, o procedimento tem um grande impacto na comunidade, principalmente por conseguir atingir toda a população nos diferentes ciclos de vida e condições socioeconômicas.


LEIA TAMBÉM: ESTUDO APONTA ALTA PRESENÇA DE COMPOSTO NOCIVO NA ÁGUA NA RMC


Sobre a Águas Cuiabá

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento 

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Fonte: Olivre.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: RESERVATÓRIOS DE HIDRELÉTRICAS JÁ ATINGEM PIOR NÍVEL PARA SETEMBRO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BRACELL INICIA OPERAÇÕES EM SUA MAIS NOVA FÁBRICA : O PROJETO STAR, MAIOR E MAIS VERDE BIOINDÚSTRIA DE CELULOSE DO MUNDO