NOTÍCIAS

Falta de chuvas preocupa Superintendência de Água e Esgoto em Ituiutaba/MG

 

chuva

Imagem Ilustrativa

 

A falta de chuvas na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba preocupa a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Ituiutaba. No domingo (20), a captação reserva foi acionada pela primeira vez desde a construção do centro de captação. A superintendência deve entregar dois novos reservatórios ainda em julho.

De acordo com a SAE, o consumo de água nos primeiros cinco meses de 2021 não foi muito diferente do mesmo período do ano passado, com um aumento de apenas 1%. Mesmo assim o Ribeirão São Lourenço, principal corpo d’água utilizado para captação, não está conseguindo suprir a demanda de água da cidade.

O local da captação reserva de água que foi acionado neste domingo é o Rio Tijuco, mas a previsão era de que isso não fosse necessário por pelo menos pelos próximos três meses. A última vez em que ele havia sido acionado foi em 2015, época em que foi preciso fazer racionamento de água na cidade. Ainda assim, ele só foi acionado em agosto daquele ano.


LEIA TAMBÉM: SAMAE/SC DIVULGA PANORAMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO PÓS-CHUVAS


Para evitar que esta medida tenha que ser tomada novamente, a SAE entregará ainda em julho deste ano mais dois reservatórios nos bairros Inocêncio Franco e Lagoa Azul II. Atualmente a superintendência tem capacidade de reserva de 11 mil m³, mas este número subirá para 14.500 m³ com as novas unidades.

Reservatórios interligados

Estes reservatórios estarão interligados por 15 km de novos dutos e tubulações que darão suporte ao uso da população de bairros em áreas mais altas da cidade.

“A captação funciona 24 horas por dia e durante a noite esses reservatórios funcionam como se fossem um pulmão. Eles enchem durante a noite e de dia a água sai para distribuição.”, explicou o engenheiro civil Matheus Gabe Barros.

Entretanto, toda essas obras e tecnologia não servirão de nada se não houver apoio e consciência por parte da população. Segundo a superintendência ainda é cedo para se falar em racionamento de água este ano, mas é uma possibilidade que não pode ser descartada.

Fonte: G1.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SERVIÇOS MÓVEIS DE ÁGUA: MINIMIZANDO O RISCO DE ATIVOS ENVELHECIDOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESCASSEZ HÍDRICA PODERÁ AFETAR DOIS TERÇOS DO MUNDO ATÉ 2050