NOTÍCIAS

Estações de Tratamento que impediriam a volta da geosmina no RJ não terão funcionamento pleno durante o verão de 2022

O diretor superintendente da Águas do Rio, Cleyson Jacomini, afirmou na quarta-feira (17) que a geosmina poderá voltar a assombrar os moradores da Região Metropolitana neste verão. Segundo ele, não há tempo para adotar medidas capazes de garantir a qualidade da água distribuída pela Cedae até o fim deste ano. A expectativa é que isso seja normalizado para o verão de 2023. A Águas do Rio é a concessionária que venceu a licitação para distribuir a água e tratar e coletar o esgoto da Zona Sul do Rio e de cidades da Baixada Fluminense.

Uma unidade de tratamento de água entra em operação plena em fevereiro, enquanto a outra ficará pronta em abril de 2022

tratamento-de-agua

Imagem ilustrativa

Uma das iniciativas para combater a geosmina é a construção de duas Estação de Tratamento de Rios (ETRs) em cursos d’água que levam muita poluição até a Estação de Tratamento do Guandu. Apesar dos esforços, o diretor de Saneamento e Grandes Operações da Cedae, Daniel Okumura, admite que os sistemas não estarão em pleno funcionamento durante todo o verão. Segundo ele, a unidade nos rios Poços e Queimados entra em operação plena em fevereiro (o que quer dizer que já estará fazendo o bombeamento e tratamento da água), enquanto a outra, no Rio Ipiranga, ficará pronta em abril de 2022.

A construção das duas UTRs, barreiras que recolhem sedimentos que são tratados com produtos químicos, é vista como a principal esperança para que os cariocas não sofram com alterações na água. O projeto terá um custo de R$ 180 milhões.

— A geosmina depende de uma conjunção de fatores para se apresentar, como o aumento das temperaturas das águas, associado ao despejo de esgoto e à falta de movimentação nas lagoas. Por isto, o problema se agrava no verão. A ETR Poços-Queimados já conseguirá fazer o bombeamento de água em grande volume para dentro da lagoa de captação do Guandu em dezembro, o que vai atenuar o problema, mas só conseguirá trabalhar com tratamento químico da água em fevereiro. De qualquer maneira, esperamos um controle maior do problema — afirma Okumura.

Manutenção do Sistema Guandu

Manutenção preventiva no dia 25A Cedae, que ainda é responsável pelo tratamento de toda a água distribuída no estado, garante de está adotando medidas para evitar o problema. Para isso, a empresa vai realizar a manutenção preventiva do Sistema Guandu no dia 25. O sistema será desligado das 8h às 20h, e o fornecimento de água, interrompido.


LEIA TAMBÉM: CONTRA A GEOSMINA, CEDAE/RJ PREVÊ AGORA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO POR R$ 180 MILHÕES


O abastecimento vai ser retomado logo após o fim da manutenção, mas muitos moradores podem ficar sem receber água por até 72 horas, prazo para normalizar o serviço em todos os pontos.

A empresa informou que, durante o período de interrupção do fornecimento de água, vai destinar carros-pipa a hospitais, unidades do Corpo de Bombeiros, escolas e demais serviços essenciais dentro das área de atuação da Cedae.

A geosmina é um composto orgânico causado por cianobactérias que se alimentam do esgoto presente na água. Nos últimos dois verões, ela chegou às casas de milhares de pessoas deixando a água com cheiro e um sabor de terra. A Águas do Rio é a concessionária que venceu a licitação para distribuir a água e tratar e coletar o esgoto da Zona Sul do Rio e de cidades da Baixada Fluminense.

A Cedae, que ainda é responsável pelo tratamento de toda a água distribuída no estado, garante de está adotando medidas para evitar o problema.

Outra ação contra a geosmina, segundo a Cedae, é a aplicação de carvão ativado no processo de tratamento da água, que continua a ser feita.

Fonte: O Globo.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UMA CIDADE FLUTUANTE? A ARÁBIA SAUDITA ESTÁ CONSTRUINDO A MAIOR UNIDADE INDUSTRIAL BASEADA NO MAR DO MUNDO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SUÉCIA SEDIARÁ O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2022, COM TEMA “UMA SÓ TERRA”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS