NOTÍCIAS

Estações de tratamento de água na indústria química: para que servem?

veolia-selo

Como as estações de tratamento de água apoiam a indústria química

 

eta

Imagem Ilustrativa

 

A indústria química pode reduzir o seu impacto ambiental e os seus custos de produção mediante a integração de plantas de tratamento de águas residuais que as apoiam nestes objetivos. Saiba mais.

As estações de tratamento de água são de máxima importância para o tratamento de águas residuais, em diversos contextos.

Hoje, o tratamento e o reuso de águas é um dos passos mais importantes para a sustentabilidade ambiental e para garantir que este recurso escasso que é a água se mantém disponível, permitindo a vida (e a qualidade de vida) do ser humano.

Hoje, as estações de tratamento de água são um dos patamares fundamentais da indústria em diversos setores, havendo soluções para tratar efluentes no setor do papel e da celulose, no mercado do óleo e gás ou na indústria química, entre outros mercados.

A indústria química baseia-se fortemente neste tratamento das suas águas para poder devolver alguma dela ao meio ambiente de forma segura e também para reutilizar as águas e reduzir, desta forma, os elevados valores da sua produção. Desta forma, promove em simultâneo a redução do impacto ambiental e a redução dos custos de produção.

Venha compreender de que forma a integração de plantas de tratamento de águas residuais é importante para a indústria química.

Estações de tratamento de água na indústria química: porque são importantes?

A indústria química, tal como outras, trabalha hoje sob normas estritas no que respeita ao tratamento das suas águas e efluentes, já que existe uma preocupação maior do que nunca no que diz respeito à redução do impacto ambiental.

Institucionalizada e envolvendo questões legais e de saúde prementes, este tratamento de águas toma contornos fundamentais, à medida que se compreende como a presença de determinados químicos e substâncias químicas mina os ecossistemas e deteriora o meio ambiente, colocando em risco a própria vida humana.

Ainda que a necessidade de atender às necessidades ambientais seja evidente, no entanto, esta indústria conta com desafios próprios e diversos, que nem sempre tornam simples o processo.

Desafios da indústria química

Os desafios da indústria química são diversos, já que este setor apresenta elevados custos de produção. Muitos gestores e empresários vivem com o dilema moral de proteger o ambiente e o medo de encarecer em demasia os custos empresariais, de uma forma que torne impedidora de uma produção lucrativa.

As WWTP’s (Plantas de Tratamento de Águas Residuais), ainda assim, não se tratam, hoje, de uma escolha mas de uma opção única, que apoia as indústrias, o ambiente e garante que os impactos naturais e econômicos são minorados.

As estações de tratamento de água na indústria química são uma parte fundamental do processo de qualquer empresa no setor da indústria química, sendo que esse é altamente regulamentado e obriga as empresas a se manter atentas às regras ambientais e de segurança.

Felizmente, hoje, empresas especializadas são capazes de oferecer soluções de tratamento de água eficientes, que permitem que os empresários possam rentabilizar seus negócios e concentrar-se neles, ao mesmo tempo que reduzem suas necessidades gerais na captação de recursos.


LEIA TAMBÉM: HUBGRADE VEOLIA: UMA INOVAÇÃO DIGITAL NO TRATAMENTO DE ÁGUA


Os benefícios das WWTP’s na indústria química

Várias normas regulamentares relacionadas com o ambiente seriam quebradas facilmente pela indústria química caso não existissem as Plantas de Tratamento de Águas Residuais.

Essa forma de tratamento das águas é uma parte importante da vida cotidiana e industrial na atualidade, já que garante que nenhum elemento danoso para os ecossistemas é largado no meio ambiente sem o tratamento apropriado.

Hoje, as proibições incluem percentuais específicos de químicos e substâncias nas águas libertadas, exigindo que as empresas se preocupem com as estruturas e sistemas de tratamento de suas águas, para evitar o despejo indevido de materiais tóxicos no descarte da água usada em seus processos.

Antes de libertar a água no meio ambiente, os elementos patogénicos presentes na água devem ser reduzidos e vários elementos, incluindo o fósforo, o nitrogénio e outros químicos devem ser removidos da água.

Além disso, ao longo do último século, a consciência sobre a necessidade de preservar o ambiente vem fazendo com que o tratamento de águas não seja somente para que seu descarte possa cumprir as normas ambientais mas também para que a própria indústria possa recuperar as águas para reuso, minorando suas despesas de produção.

Veolia Water Technologies: como apoia o tratamento de águas residuais?

Empresas como Veolia Water Technologies vêm sendo uma parte importante desse tipo de processo, oferecendo sistemas diversos de tratamento de águas que permitem sua liberação para o meio ambiente de forma segura e seu reuso.

Essa empresa conta com torres de resfriamento, sistemas de tratamento de purga e tecnologia de ponta que permite a criação de soluções para o tratamento da água e águas residuais e assistência específica para diversos setores. Com uma tecnologia avançada, a empresa permite otimizar os processos, transformar os resíduos em energia e garantir a aplicação de processos especializados para as várias indústrias, incluindo a química.

Seus sistemas de tratamento são econômicos e completos, permitindo o cumprimento das normas no momento de descarte de efluentes e o reuso da água.
Entre sua oferta se encontram sistemas de água de processo, soluções para o pré-tratamento de água, serviços de tratamento de águas residuais industriais e soluções para a recuperação de águas residuais.

A tecnologia específica para a indústria química

A tecnologia orientada para a indústria química ajuda a solucionar os desafios do setor através do desenvolvimento de produtos via recursos naturais, da recuperação de produtos entre os resíduos, na redução de volumes e pela valorização de recursos recicláveis e de componentes químicos, que possam reduzir custos operacionais.

Entre os diversos serviços oferecidos, Veolia Water Technologies conta com Serviços Móveis de Água que apoiam as necessidades da indústria em situações programadas ou de emergência, ajudando, inclusive, na recuperação de desastres.

Especializada em tratamento de águas e efluentes, essa marca permite que muitas áreas da indústria química possam aproveitar serviços de qualidade, que apoiam o setor no controle de substâncias prioritárias, assim como no ajuste de níveis de pH na água e na redução de sua toxicidade, temperatura e efeitos perigosos.

Alguns dos setores da indústria química que podem aproveitar os serviços especializados de Veolia são a indústria do sal, o setor do cloro e da soda cáustica.

Para mais informações: marketingbr@veolia.com


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SANEPAR LEVARÁ ÁGUA TRATADA PARA COMUNIDADE RURAL CÓRREGO D’OURO, EM CALIFÓRNIA/PR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL USA EFICIENTE TECNOLOGIA DE ESGOTO PARA VIABILIZAR REUSO DE ÁGUA