NOTÍCIAS

Engenheiro Químico brasileiro entra em lista de cientistas de destaque da I&EC Research

O Prof. Moisés Bastos Neto, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, foi indicado pela renomada publicação internacional Industrial & Engineering Chemistry Research (I&ECR), da Sociedade Americana de Química, para compor a turma de pesquisadores influentes de 2021.

O docente integra uma relação de destacados cientistas de diversos países das Américas com até 10 anos de atividade acadêmica e que foram convidados para publicar trabalhos na revista

Foto Divulgação – Universidade Federal do Ceará

Neste ano, o periódico fará semelhante reconhecimento a estudiosos da Europa, da África e do Oriente Médio.

O artigo “LTA Zeolite characterization based on pore type distribution” (“Caracterização de zeólita LTA com base na distribuição de tipos de poros”, na tradução para o português) aborda as propriedades estruturais do sólido poroso LTA, que pertence a um grupo de minerais com ampla aplicação na indústria.

Esses materiais podem ser utilizados para processos de separação de gases, produção de oxigênio, tratamento de efluentes, secagem, entre outros. Segundo o Prof. Moisés, a metodologia de caracterização proposta pela pesquisa tem o potencial de reduzir custos de análise, além de ampliar o espectro de propriedades desses sólidos a serem determinadas.

A publicação do estudo é de autoria do Prof. Moisés Bastos Neto e de uma equipe de trabalho vinculada ao Departamento de Engenharia Química e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC. Assinam como coautores os pesquisadores Sebastião Mardônio P. de Lucena, José Carlos A. de Oliveira, Daniel V. Gonçalves, Lyssandra M.O. Lucas, Pedro A. S. Moura, Rafaelle G. Santiago e Diana C. S. Azevedo.


 

LEIA TAMBÉM: USO DE ZEÓLITAS PARA REDUÇÃO DE FOSFATOS NA ÁGUA


 

Embora tenha sido nomeado, Moisés Bastos valoriza os esforços coletivos e divide os louros com os demais colegas, em particular com o Prof. Mardônio Lucena, que tem sido reconhecido nacional e internacionalmente no campo de simulação molecular.

“A revista I&ECR é uma das mais prestigiadas de engenharia química aplicada. Foi muito gratificante e compensador ter coordenado a equipe ao longo da produção deste trabalho tão importante para a área de conhecimento, assim como para o Departamento de Engenharia Química e a UFC. Esta foi uma grande conquista que vem agregar à visibilidade internacional da Instituição”, celebra.

CURRÍCULO – O Prof. Moisés Bastos Neto é doutor em Química pela Universidade de Leipzig (Alemanha), mestre e graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Departamento de Engenharia Química da UFC desde 2011, é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Separações por Adsorção (GPSA). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em processos de separação por adsorção, atuando principalmente nos temas de medidas de equilíbrio e cinética de adsorção, materiais adsorventes, gás natural, hidrogênio, armazenamento de energia, e modelagem e simulação de processos adsortivos.

CLIQUE AQUI para ler o artigo da revista I&ECR (em inglês).

Fonte: Universidade Federal do Ceará – Prof. Moisés Bastos Neto, do Departamento de Engenharia Química da UFC – e-mail: [email protected]


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TIGRE DEIXA DE SER FAMILIAR E VENDE 25% DA EMPRESA PARA AVANÇAR NO MERCADO DO SANEAMENTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MUNDO SUBSIDIA DESTRUIÇÃO AMBIENTAL COM US$ 1,8 TRI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: