NOTÍCIAS

Empresa poupa até 50 mil litros de água por dia durante seca no ES

Espírito Santo declarou situação de emergência em maio deste ano.
Água é reutilizada e volta para serviços da empresa.

Com a maior crise hídrica da história do Espírito Santo, empresa de Linhares, na região norte, estão fazendo mudanças e economizam até 50 mil litros de água por dia. Por causa da estiagem, o estado decretou situação de emergência em maio deste ano.

Em uma empresa de distribuição de mamão, os tanques usados para lavar a fruta utilizam 50 mil litros de água limpa no processo. Para economizar, a empresa começou a reutilizar essa água, que fica armazenada em uma caixa e é usada nos banheiros e para molhar as plantas. A empresa também estuda captar a água da chuva.

A técnica em segurança do trabalho Sandra Zeferino contou que a economia é grande. “Se toda empresa tivesse a consciência de fazer esse tratamento teriam uma grande economia, sem falar na financeira e ajuda ao meio ambiente. A captação de água da chuva para também ser utilizada já é mais um projeto para 2017”.
Para economizar, uma empresa de tecelagem ampliou o reservatório de água em 80% e parte da água usada na lavagem das roupas é reaproveitada e passa por um tratamento, No tratamento a água passa por um filtro com areia, brita e carvão mineral e volta para o processo de produção da fábrica.

O encarregado de produção Adilson Tavares acredita que essa é uma medida que todas as fábricas deveriam adotar. “A água tratada volta e fica circulando dentro da lavanderia. Estamos enfrentando um racionamento de água, muitas cidades estão em situação difícil e se todos fizessem isso, acredito que traria uma grande economia”.

Segundo o técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Geraldo Mendes, essas medidas podem ajudar a economizar e que com a crise hídrica isso deve se tornar um hábito.

“Se a gente considerar que a última grande chuva que a gente teve foi a de dezembro de 2013 e que nessa época choveu quase 700 milímetros, em um único dia choveu 104 milímetros, isso significa 104 litros de água em um metro quadrado. Se a pessoa tiver 300 metros de telhado e armazenar essa água, ele vai ter um volume de água considerável”.

Fonte: G1