NOTÍCIAS

Dióxido de cloro no tratamento de água: Como o produto atua?

Dióxido de cloro no tratamento de água – O dióxido de cloro é um produto químico de fórmula CLO2. É um forte oxidante, e por isso, é utilizado no tratamento de água e no processo de branqueamento do papel.

Também conhecido por ser um composto estável e com características biocidas, mesmo em baixas concentrações, o dióxido de cloro no tratamento de água, atua nos microorganismos, diminuindo o transporte de nutrientes através da parede celular, levando a sua destruição

Dióxido de cloro no tratamento de água

Imagem Divulgação Degani-Vaduz

Nesse texto, você vai conhecer mais detalhes sobre o dióxido de cloro e entender como esse produto atua no tratamento de água. Confira!

Como o dióxido de cloro funciona?

Entre os biocidas oxidantes, o dióxido de cloro é conhecido como o mais seletivo. Como o ozono e o cloro são mais reativos do que o dióxido de cloro, são consumidos mais facilmente pela matéria orgânica.

Já o dióxido de cloro reage com compostos sulfurosos reduzidos, aminas e outros compostos orgânicos de carga negativa. Por isso, o dióxido de cloro pode ser utilizado em menores dosagens para gerar uma quantidade maior de resíduos estáveis.

Como é aplicado?

Este produto pode ser usado de duas formas. A primeira implica na produção no local por meio de um processo especial. Já a segunda adquire o dióxido de cloro em sua forma estabilizada, da sigla em inglês SCD (Stabilised Chlorine Dioxide).

O SCD é ativado no local de sua aplicação. A dosagem é simples de usar, segura e eficaz, Seu sistema de dosagem é compacto, seguro, flexível e não exige muita manutenção.


LEIA TAMBÉM: TORRES DE RESFRIAMENTO: IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DA ÁGUA


Como o dióxido de cloro atua no tratamento de água?

O produto tem sido utilizado na desinfecção de água potável há algum tempo. Nos EUA, esse processo é feito de

sde 1944. Seu uso para essa finalidade foi aprovado quando foi descoberto que o cloro e outros produtos similares formavam THM e outros produtos secundários que aumentavam o risco de cancro.

Sendo assim, o produto passou a ser utilizado no pré-tratamento e na desinfecção final do tratamento de água. Isso ocorre porque o dióxido de cloro remove compostos de magnésio e de ferro e funciona como agente floculante, além de remover cheiro e sabor indesejáveis. Já na fase de pós-tratamento, desinfecta o interior do sistema de distribuição.

O dióxido de cloro é eficiente?

Em comparação ao cloro, o dióxido de cloro é ainda mais eficiente. Confira alguns benefícios deste produto:

  • A atividade bactericida não é afetada para pH entre 4 e 10;
  • Destrói mais esporos, bactérias, vírus e outros patogênicos quando comparado com o cloro;
  • O tempo de contato necessário para o dióxido de cloro atuar é menor quando comparado ao ozono e o cloro;
  • Tem mais solubilidade;
  • Mesmo em altas concentrações, o dióxido de cloro não provoca corrosão do material, o que diminui custos relacionados a manutenção do processo;
  • Não reage com espécies como NH3 e NH4+;
  • Destrói precursores de THM e aumenta a coagulação;
  • Destrói fenóis e não tem odor característico; e
  • Remove compostos de ferro e magnésio, especialmente compostos complexados.

Precisa de dióxido de cloro e outros produtos para o seu sistema de tratamento de água? Conheça as soluções da Degani-Vaduz e tenha em mãos produtos eficientes e seguros!

Fonte: Degani-Vaduz


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: UNICAMP E SHELL FIRMAM PARCERIA PARA PESQUISAS EM BIOGÁS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AEGEA SANEAMENTO INAUGURA QUATRO USINAS FOTOVOLTAICAS EM CUIABÁ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: