Notícias

Os difusores Aerostrip® são aplicados na atualização da planta de tratamento de Tarragona

“A reabilitação do sistema de aeração dos reatores biológicos da EDAR de Tarragona foi concluída com sucesso de forma a melhorar o seu desempenho, estando com excelência operacional desde 2015”

 

difusores

 

Tarragona é uma das cidades mais antigas da Espanha e abriga diversos patrimônios da humanidade. Com mais de 2.000 anos de história, Tarragona foi um dos territórios mais importantes e famosos do Império Romano na Espanha.

A Companhia Municipal de Águas de Tarragona S.A. (EMATSA), através de concurso público, adjudicou a obra de substituição dos existentes difusores de disco de membrana EPDM à empresa Llabería Plastics S.L., cuja proposta consistia nos difusores Aerostrip® de alto desempenho distribuídos na Espanha pela Iberospec S.L.

Aerostrip® é um difusor plano de bolha ultrafina com corpo em PVC e membrana de poliuretano virgem. Graças ao seu perfil baixo (5cm de altura) e sua ancoragem diretamente no fundo do tanque, a altura da água disponível é aproveitada ao máximo, conseguindo maior submersão e, portanto, maior transferência de oxigênio. Este arranjo também evita o acúmulo de lama no fundo do reator.

difusores

A membrana de poliuretano de 0,6 mm de espessura permite microperfurações que geram um tamanho médio de bolha de apenas 1 mm. Este material é muito mais flexível e pode suportar maior estresse do que outros usados ​​em sistemas de aeração, como EPDM ou silicone. A membrana de poliuretano virgem oferece vida útil média de até 15 anos, pois não necessita de plastificantes ou desincrustantes em sua composição. Esses aditivos desaparecem com o tempo, razão pela qual as membranas de EPDM endurecem e perdem desempenho.


LEIA TAMBÉM: DIFUSORES PLANOS AEROSTRIP® ESTÃO APLICADOS NA GENERAL MOTORS – OPEL ESPANHA


O comprimento dos difusores Aerosptrip® varia de um a quatro metros em intervalos de meio metro para atender às especificações mais exigentes e se adaptar perfeitamente à geometria do tanque onde estão instalados.

difusores

O novo sistema de aeração da EDAR de Tarragona consiste em 270 difusores no total de quatro metros de comprimento. Cada um dos reatores possui três tubos de descida de aço inoxidável de 250mm de diâmetro que alimentam respectivamente três grades de 45 difusores conectados com tubos de polietileno e acessórios.

Na reabilitação do sistema de aeração não foi considerada a substituição dos sopradores existentes, pois embora os difusores Aerostrip® gerem uma maior perda de carga devido às microperfurações e à maior submersão, os sopradores foram capazes de suportar esta ligeira sobrepressão sem problema.

A montagem dos difusores foi realizada em duas etapas para que houvesse um reator biológico em funcionamento em todos os momentos. Devido ao baixo número de difusores e à facilidade de instalação, a montagem de cada reator foi concluída em uma semana, minimizando o impacto no funcionamento normal da planta.

tabela-projeto

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA AEROSTRIP


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ÓRGÃOS FEDERAIS PUBLICAM RELATÓRIO CONJUNTO COM ATIVIDADES SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS EM 2019

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FORTALEZA/CE, RM E INTERIOR RECEBERÃO R$ 439 MILHÕES PARA OBRAS DE ESGOTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *