NOTÍCIAS

Demanda do consumo de água pode crescer 43,5% até 2040

Estudo mostra impactos das mudanças climáticas e do desenvolvimento econômico e demográfico na demanda por água potável

 

agua

 

O estudo do Instituto Trata Brasil, intitulado “Demanda Futura por Água Tratada nas Cidades Brasileiras – 2019 a 2040”, divulgado na quarta-feira (26), mostra cenários do consumo de água no futuro frente a novas perspectivas demográficas e econômicas e as mudanças climáticas.

Com crescimento demográfico e econômico previsto para os próximos 20 anos, haverá um grande aumento na demanda pela água no Brasil. A estimativa é que o consumo possa atingir 14,299 bilhões de m³ em 2040, indicando um acréscimo de 2,837 bilhões de m³ em relação à demanda de 2017. Esse volume corresponde à soma do consumo de água de todos os municípios do Estado de São Paulo em 2017 .


LEIA TAMBÉM:  SETORIZAÇÃO, MODELO PARA CONTROLE DE PERDAS E MANTER O PLENO ABASTECIMENTO DE ÁGUA.


Crescimento da demanda em 43,5%

A pesquisa mostra que, se a demanda potencial por água for plenamente atendida em 2040, algo que não ocorreu em 2017, será necessário entregar nas cidades brasileiras 4,337 bilhões de m³ de água a mais do que foi entregue em 2017. O crescimento de demanda seria, portanto, de 43,5% em 23 anos, ou ainda, de 1,6% ao ano.

“Esse volume se aproxima da demanda efetiva dos estados de São Paulo e Minas Gerais em 2017. Também como forma de comparação, o volume do Sistema Cantareira, o maior sistema hídrico do Estado, possui capacidade total de 982 milhões de m3 (volume útil) segundo dados da Sabesp, sendo responsável pelo abastecimento de 9 milhões de habitantes. Significa que precisaríamos de 4,4 Sistemas Cantareira cheios a mais só para atender a água adicional em 2040″, afirma o Instituto Trata Brasil.

A proposta é que o estudo sirva para amparar planejamentos de longo prazo, seja de empresas ou do poder público, em especial na gestão de recursos ambientais. A metodologia completa está no site www.tratabrasil.org.br.

Fonte: R7.


NOTÍCIAS DO DIA: INSTALAÇÃO DAS ETES E ELEVATÓRIAS ENTRAM EM FASE DE FINALIZAÇÃO EM ILHABELA/SP

NOTÍCIAS DO DIA: ANÁLISE DE ESGOTO APONTA QUEDA NO NÚMERO DE INFECTADOS POR COVID-19 EM BH/MG E CONTAGEM/MG