Notícias

DAEV em Valinhos/SP moderniza Sistema de Captação de Água do Rio Atibaia

O Departamento de Águas e Esgoto de Valinhos (DAEV) realizou uma grande ação para modernizar e melhorar o Sistema de Captação de Água do Rio Atibaia, no último dia 10

 

rio-atibaia

 

No sistema, localizado no quilômetro 119 da Rodovia Dom Pedro I, são captados 250 litros de água por segundo, que correspondem a 53,5% da água consumida no município.

De acordo com o diretor do Departamento de Operações do DAEV, Marcelo Lino, foram realizados serviços de remoção de lodo, areia e Instalação de barreira flutuante, para evitar que materiais ou agentes poluentes que estejam no espelho d’água sejam levados para a área de captação.

Marcelo explicou que o Sistema de Captação também vai ganhar um novo gradeamento para reter materiais sólidos grosseiros que descem pela calha do rio.

“O objetivo tanto da barreira flutuante como do novo gradeamento é oferecer melhor segurança na captação e otimizar a limpeza do sistema“, disse.


LEIA TAMBÉM: SÃO CARLOS/SP PERDE MAIS DE 1,4 BILHÃO DE LITROS DE ÁGUA TRATADA POR MÊS.


A Captação da Barragem das Figueiras, localizada no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva, também receberá a barreira flutuante.

Captação

O sistema de captação opera com três bombas do tipo turbina de eixo vertical, sendo uma reserva, com potência de 450 cavalos.

A água captada do Rio Atibaia é bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) II por uma adutora de 400 milímetros de diâmetro e 8,5 quilômetros de extensão, que passa por baixo da Rodovia Dom Pedro I. São aproximadamente 2,3 quilômetros de bombeamento e 6,2 quilômetros por gravidade até o local de tratamento da água para posterior distribuição.

Fonte: Jornal Terceira Visão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *