NOTÍCIAS

DAE multa indústria por despejo de esgoto in natura em Santa Bárbara d’Oeste/SP

Fiscais do DAE encontraram irregularidades em indústria de Santa Bárbara d’Oeste — Foto: DAE Santa Bárbara d’Oeste

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Bárbara d’Oeste (SP) autuou nesta segunda-feira (1º) uma indústria por despejar resíduos in natura na rede coletora do município. O esgoto atingiu a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Toledos 1, conforme o departamento.

“O esgoto industrial ‘in natura’ chegou até a ETE Toledos I e afetou as características físico-químicas do efluente que é tratado na estação, causando dano ao sistema biológico do tratamento”, comunicou o departamento, em nota.

O DAE informou também que a prefeitura e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estiveram na fiscalização e emitiram autuações.

Fiscalização

A fiscalização começou na sexta-feira (29), quando foram identificados dois lançamentos irregulares de esgoto. Os fiscais conseguiram localizar a empresa responsável.

Segundo o departamento, as empresas não podem despejar o resíduo industrial sem um pré-tratamento.

Nesta segunda-feira, uma força-tarefa foi à indústria e encontrou duas irregularidades. “A primeira quanto ao despejo irregular de efluente industrial sem o devido tratamento, a segunda, quanto ao lançamento de água pluvial – água de chuva -, em rede coletora de esgoto”.

O DAE multou a empresa e orientou o responsável para que não haja reincidência, o que geraria “medidas mais drásticas”, segundo o departamento. A multa equivale a três vezes o valor da última fatura paga pela empresa.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
SUMMIT CHANNEL PARTNERS 2025 PARCEIROS DE CONFIANÇA E INOVAÇÃO

Summit Channel Partners 2025: parceiros de confiança e inovação

Vamos juntos moldar o futuro do tratamento de água! A Veolia convida empresas de engenharia, OEMs e consultores especializados para um encontro exclusivo que promete revolucionar o setor de tratamento de águas. O Summit Channel Partners 2025 acontecerá no dia 20 de outubro, em São Paulo, reunindo parceiros estratégicos que buscam explorar as principais tendências e inovações do mercado.

Continuar lendo »
Saneamento e mudança climática entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Saneamento e mudança climática: entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Organizada pela Aesbe e AESabesp, a terceira edição do Relatório “Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos” será lançada em Belém, no Pará, em 2 de outubro, durante a abertura da Casa do Saneamento da Funasa, evento pré-Conferência do Clima, que acontecerá de 30 de setembro até dia 2.

Continuar lendo »