Em Corumbá, na atual gestão do Governo do Estado, foram investidos cerca de R$ 90,4 milhões de reais em saneamento, seja no abastecimento de água tratada ou na coleta e tratamento do esgoto doméstico
Localizada a 453 km da capital Campo Grande, Corumbá é considerada a quarta maior cidade de MS, com características específicas e desafiadoras. Mas, a Companhia conseguiu executar projetos importantes de saúde pública, contribuindo na qualidade de vida da população.
Por exemplo, um novo reservatório no Bairro Guatós (parte alta da cidade) que atende a princípio o Conjunto Habitacional Flamboyant 1, 2 e 3. Ele tem capacidade de armazenamento de 500 mil litros de água tratada. Essa obra foi executada com recursos próprios da empresa.
Além disso, há um investimento garantido para na captação de água no município. Serão construídos dolfins (blocos de concreto para proteção da estrutura contra colisão) na captação de água bruta. O projeto está para licitar. O recurso é proveniente do programa Avançar Cidades, viabilizado pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) junto à Caixa Econômica Federal.
LEIA TAMBÉM: SANESUL AMPLIA PRODUÇÃO DE ÁGUA COM ATIVAÇÃO DE NOVO POÇO EM CAMAPUÃ/MS
Sistema de esgotamento sanitário
No segundo semestre de 2020, a Sanesul deu início aos projetos de ampliação do sistema de coleta de esgoto na cidade de Corumbá.
Essa ampliação da rede de coleta na cidade é realizada com recursos do Orçamento Geral da União – OGU e da própria empresa: R$ 14 milhões de reais.
Os bairros contemplados com este pacote de obras são Santos Dumond, Aeroporto, Universitário (Vila Mamona), Cristo Redentor (conjunto Cravo Vermelho) e a região do Centro.
O conjunto Cravo Vermelho já está em obras.
Ampliar a rede de coleta e tratamento do esgoto em Corumbá faz parte do projeto do Governo do Estado e Sanesul que buscam investimentos para alcançar a universalização do serviço em todo Estado de MS.
Fonte: Enfoque MS.