NOTÍCIAS

Copasa investe R$ 18 milhões em obras de esgoto em Santana do Paraíso/MG

O empreendimento irá beneficiar cerca de 26 mil habitantes, em 9 bairros do município

copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo na melhoria e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Santana do Paraíso. Com investimentos da ordem de R$ 18 milhões, o empreendimento, iniciado em junho de 2018, será concluído até o primeiro semestre de 2020, beneficiando cerca de 26 mil moradores paraisenses dos bairros Industrial, Águas Claras, Jardim Vitória, Cidade Verde, Bom Pastor, Parque Veneza, Parque Caravelas, Chácaras do Vale e Cidade Nova.

Na última sexta-feira (17/05), a prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo, e o secretário de Obras da Prefeitura, Luís Roberto de Lima, visitaram as obras de ampliação do SES da bacia do córrego Garrafa. Na oportunidade, o superintendente operacional do Vale do Rio Doce e Vale do Aço, Albino Campos, e o gerente do Distrito Regional Vale do Aço, Rodrigo Ferreira, explicaram às autoridades os detalhes construtivos da obra.

O empreendimento contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), composta de tratamento preliminar, duas lagoas anaeróbias e duas lagoas facultativas, além de 26.866 metros de interceptores de esgoto (redes que possibilitam o transporte do esgoto coletado até à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE), 4.691 metros de redes coletoras de esgoto (tubulações que recebem os esgotos gerados nas residências, estabelecimentos comerciais e industriais), 462 metros de emissário final, que lançará o efluente tratado no rio Doce, 300 ligações prediais de esgoto e duas estações elevatórias de esgoto (unidades que bombeiam o esgoto coletado para um ponto mais elevado, como a própria ETE).

Preservação das lagoas, rios e cachoeiras

De acordo com a prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo, as obras irão contribuir para a preservação das lagoas, rios e cachoeiras da cidade. “Este investimento da Copasa é de suma importância para a preservação das belíssimas cachoeiras do nosso município, além de limpar os rios e, consequentemente, deixar a cidade mais bonita”, explica.

Para o secretário de Obras da Prefeitura de Santana do Paraíso, Luís Roberto de Lima, Santana do Paraíso só tem a ganhar em qualidade de vida. “Saneamento básico significa menos doença e mais saúde. Quando há a destinação adequada do esgoto, a procura de tratamento nas unidades básicas e hospitais reduz. É um grande investimento para o município”, afirma.

Segundo o superintendente Operacional do Vale do Rio Doce e Vale do Aço, Albino Campos, a obra irá melhorar as condições ambientais e trazer desenvolvimento socioeconômico para a cidade. “Investir em saneamento é promover saúde e qualidade de vida. Após o tratamento do esgoto, o efluente tratado será lançado no rio Doce dentro dos parâmetros determinados pela Legislação Ambiental. A execução desta obra reafirma o compromisso da Copasa com o município de Santana do Paraíso, de tratar os esgotos coletados no município, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente”, ressalta.

Benefícios do tratamento de esgoto

Com o tratamento de esgoto, a cidade poderá, ainda, receber o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, melhorando também a qualidade das áreas já protegidas. Além disso, o tratamento também irá contribuir para a erradicação de doenças de veiculação hídrica, o controle da proliferação de vetores, a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mudanças positivas nos aspectos urbanísticos e, consequentemente, a valorização imobiliária da cidade.

Outro benefício gerado pela obra é o incremento da arrecadação do município, que está recolhendo o Imposto Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Copasa. Também foram gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e da contratação de serviços indiretos na cidade, gerando receita e movimentando o comércio local.

Fonte: Copasa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: