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COPAPA rumo à agenda ESG

Agenda ESG da COPAPA – Companhia Paduana de Papéis possui diversos projetos para melhorar suas práticas ambientais, sociais e de governança.

Dentre as iniciativas ESG da COPAPA, destacam-se políticas de inclusão, equiparidade salarial, práticas inovadoras de desenvolvimento de produtos com matéria-prima renovável,  neutralização de carbono

Logotipo da empresa COPAPA
Imagem Logomarca da empresa COPAPA – Companhia Paduense de Papéis

 

Para que as empresas se mantenham alinhada às exigências dos consumidores e às necessidades da sociedade, é fundamental acompanhar as tendências e os novos hábitos que surgem com o passar dos anos. Uma das mais atuais é a chamada agenda ESG (Environmental, social and governance, em inglês), que, em português, significa boas práticas ambientais, sociais e de governança.

O tema é cada vez mais abordado no universo corporativo, pois é um indicativo de que, além da preocupação com a entrega de um produto ou serviço de qualidade, inclui a preocupação com os seus impactos ao meio ambiente e às pessoas.

De acordo com a pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020, realizada pelo Instituto Akatu e a GlobeScan, mais de 80% dos consumidores esperam que as empresas cuidem do que está sob seu controle, além de informar sobre os seus processos produtivos; mais de 70% esperam que as empresas não agridam o meio ambiente; e mais de 60% que estabeleçam metas para tornar o mundo melhor.

Nesse contexto, a COPAPA, uma das principais fabricantes de papel tissue do país, vem trabalhando para atender aos critérios e expectativas dos consumidores e colaboradores, por meio de diversos projetos nas três áreas da pauta ESG.


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Dentre as iniciativas, destacam-se políticas de inclusão, equiparidade salarial, treinamentos frequentes, práticas inovadoras de desenvolvimento de produtos com matéria-prima renovável, insumos de baixo impacto e embalagem primária compostável e/ou facilmente reciclável, bem como a adoção de processos de logística reversa e neutralização de carbono.

A companhia possui diversos indicadores de práticas sustentáveis aplicadas de forma interna e externa, sendo o maior exemplo seu produto pioneiro nos princípios de economia circular, o Carinho Eco Green, que abriu margens para novas possibilidades no segmento de tissue, com o know-how para a elaboração de novos produtos, como o Carinho Premium Ecológico. Essas inovações concederam à COPAPA importantes certificações ambientais, o selo FSC e prêmios como o Firjan Ambiental e o Tissue Online.
AÇÕES

Com base nos pilares de meio ambiente, social e governança, a COPAPA desenvolveu diversos projetos e ações internas e externas para ampliar sua atuação dentro da esfera ESG, incluindo iniciativas de sustentabilidade dentro de sua cadeia produtiva e na comunidade em que está inserida, como:

  • Redução no uso de água: entre 2013 e 2019, reduziu mais de 81% o consumo de água por tonelada produzida;
  • Redução na geração de resíduos do papel: em 2019, gerou 26,6% menos resíduos por tonelada de papel, os quais foram doados para a produção de cerâmica vermelha em vez de ir para aterros;
  • Neutralização de carbono: a parceria com as instituições Prima e SOS Mata Atlântica permitem que a movimentação interna e distribuição da COPAPA seja neutra em carbono;
  • Energia renovável: adquire 50% da sua energia elétrica de fontes renováveis, como usinas solares, eólicas ou biodigestores;
  • Projeto de reflorestamento: voluntariamente, realizou uma parceria com a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua para a restauração das áreas degradadas que compõem o Parque Natural da Mata Atlântica;
  • Parceria com a Cooperativa dos Catadores de Santo Antônio de Pádua: doação de material plástico, papel e papelão de 100% do volume comercializado de Carinho Eco Green, garantindo renda mínima aos cooperados e compensação das embalagens;
  • Programa de Gestão de Pessoas: promove melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores, por meio de parcerias com empresas da região que oferecem descontos na compra de produtos e serviços, além de melhores condições de trabalho e benefícios;
  • Programa “Música que acolhe”: apoio, produção e patrocínio de lives musicais durante a pandemia de Covid-19 com o objetivo de doar alimentos, máscaras e produtos de higiene;
  • Projeto “Redescobrindo Pádua”: tem o objetivo de redescobrir a história do município por meio da reunião de documentos e fotografias, gerando o livro “A Fundação de Santo Antônio de Pádua – RJ”;
  • Apoio ao Projeto “Tem peixe marcado na água”: objetiva diagnosticar aspectos de dinâmica populacional, crescimento, mortalidade, dispersão e reprodução dos peixes de água doce por meio de marcação;
  • Programa de educação ambiental COPAPA: visa ao treinamento integral de todos os colaboradores em relação aos conceitos de impacto ambiental, reeducação de consumo, disposição de resíduos e outros.

Para a COPAPA, é fundamental fabricar produtos que ofereçam mais qualidade de vida às pessoas, sempre visando à melhoria de seus processos e o apoio a causas que fazem a diferença para a sociedade e o meio ambiente.

Fonte: Tissue Online


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