NOTÍCIAS

CASAN instala em Piçarras/SC a mais tecnológica Estação de Tratamento de Esgoto

Construída às margens da BR-101 e visível desde a rodovia devido à altura e dimensões, a nova unidade amplia as condições de saúde e de conservação do ambiente no município litorâneo

esgoto

A população de Balneário Piçarras recebe na tarde desta segunda-feira, dia 27, a mais tecnológica e automatizada Estação de Tratamento de Esgoto da CASAN, com elevada eficiência ambiental e operacional, podendo ser gerenciada inclusive de forma remota.

Construída às margens da BR-101 e visível desde a rodovia devido à altura e dimensões, a nova unidade amplia as condições de saúde e de conservação do ambiente no município litorâneo que tem sido frequentemente reconhecido com o certificado internacional Bandeira Azul.

A Estação que entra em operação hoje representa a estrutura mais visível do primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da cidade, composto ainda por 34 quilômetros de redes coletoras, quatro elevatórias para bombeamento e 2.551 ligações domiciliares, que proporcionam uma cobertura em 47% do município.

O investimento do Governo do Estado de Santa Catarina e da CASAN chegou a R$ 55.721.742,50, recursos financiados junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

LEIA TAMBÉM: Casan licita obra de estação de tratamento de Florianópolis/SC

O Mais Eficiente Tratamento

Construída em uma área de 21 mil metros quadrados, a Estação tem capacidade para tratar até 110 litros por segundo de esgoto – o equivalente a 9,5 milhões de litros/dia.

O processo de tratamento é o Terciário, considerado o mais completo, pois além de remover a matéria orgânica presente no esgoto reduz 96% de Nitrogênio e 88% de Fósforo do efluente final que ainda é desinfectado por radiação ultravioleta antes de ser devolvido ao Rio Piçarras dentro dos mais altos padrões de depuração.

Operação Remota

O elevado nível de automação confere um selo de alta tecnologia à Estação de Tratamento, facilitando sua operação, reduzindo o consumo de energia elétrica e aumentando a vida útil dos equipamentos. O acompanhamento operacional da ETE pode ser feito de forma totalmente remota e em tempo real e a instalação de geradores fixos nas principais unidades do sistema asseguram a continuidade da operação mesmo em períodos de falta de energia.

Conexão à Rede Coletora

Com a entrada em operação do Sistema, está autorizada a ligação do esgoto residencial à rede coletora. Os moradores começam a receber comunicados em suas faturas e uma campanha de orientação será desenvolvida na cidade.

Moradores que tiverem em frente ao seu imóvel a Caixa de Inspeção (CI) já estão autorizados a providenciar o direcionamento de seu esgoto residencial para esse ponto.

A CI é o local onde o morador deve conectar o seu esgoto residencial. É também o ponto que marca até onde a CASAN tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na área interna do imóvel, cabe ao proprietário providenciar as adaptações para que possa contar com o serviço de coleta e tratamento.

Resumo

Sistema de Esgotamento Sanitário de Piçarras

  • Investimento: R$ 55.721.742,50
  • Recursos: Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)
  • População beneficiada: 21.104 habitantes
  • 2.551 Ligações domiciliares
  • 34.850 metros de redes coletoras
  •  4 Estações Elevatórias de Esgoto
  •  3.841 metros de emissários
  •  Estação de Tratamento de Esgoto com vazão de 110 L/s;
    Cobertura com coleta e tratamento de esgoto após final das obras: 47%;
    Tratamento Terciário com raios UV

Fonte: RSC Portal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS