NOTÍCIAS

Captação de água em Porto Murtinho/MS

A cidade centenária tem a sua produção de água baseada em captação superficial no rio Paraguai

sanesul

No coração da região pantaneira, os municípios de Porto Murtinho, Ladário e Corumbá, são favorecidos pela água que vem do Rio Paraguai.

Porto Murtinho, a cidade centenária na fronteira com o Paraguai, tem a sua produção de água baseada em captação superficial, sobre o rio Paraguai, que envia água bruta até a ETA (Estação de Tratamento de Água) que tem uma produção de 100 m³/h.

Reservatórios semi-enterrados

Neste município, a Sanesul mantém ativos dois reservatórios semi-enterrados, RSE-001 e RSE-002, com capacidades de 700m³ e 800m³ respectivamente; e um reservatório elevado, o REL-001, com capacidade de 200m³, totalizando uma reservação de 1.700.000 litros de água para atender de forma segura e eficiente a população do município que tem em torno de 17 mil habitantes.


LEIA TAMBÉM: APÓS A CRISE, O FUTURO: COMO TORNAR DE EXCELÊNCIA A GESTÃO DA ÁGUA?.


A cidade é considerada a última guardiã do Rio Paraguai, sendo também portal-sul do Pantanal, e tem seus sistemas de água e esgoto operados pela Sanesul. Na atual gestão do governo do estado, foram investidos mais de R$ 5 milhões em obras de saneamento. O município também é uma referência no tratamento de esgoto, com 91% de cobertura em esgotamento sanitário.

Sanesul

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) é responsável pelo fornecimento de 11,03 bilhões de litros de água por mês em 128 localidades onde opera no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, para 1.585.462 sul-mato-grossenses.

Dessas, 13 localidades são abastecidas pela captação superficial dos rios do Estado e as 115 demais fazem a absorção subterrânea por 420 poços ativos, onde 90 captam os recursos do Aquífero Guarani.

Fonte: Sanesul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
SUMMIT CHANNEL PARTNERS 2025 PARCEIROS DE CONFIANÇA E INOVAÇÃO

Summit Channel Partners 2025: parceiros de confiança e inovação

Vamos juntos moldar o futuro do tratamento de água! A Veolia convida empresas de engenharia, OEMs e consultores especializados para um encontro exclusivo que promete revolucionar o setor de tratamento de águas. O Summit Channel Partners 2025 acontecerá no dia 20 de outubro, em São Paulo, reunindo parceiros estratégicos que buscam explorar as principais tendências e inovações do mercado.

Continuar lendo »
Saneamento e mudança climática entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Saneamento e mudança climática: entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Organizada pela Aesbe e AESabesp, a terceira edição do Relatório “Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos” será lançada em Belém, no Pará, em 2 de outubro, durante a abertura da Casa do Saneamento da Funasa, evento pré-Conferência do Clima, que acontecerá de 30 de setembro até dia 2.

Continuar lendo »