NOTÍCIAS

Busch aposta em treinamentos online junto aos clientes

Empresa promoveu encontros virtuais com foco em manutenção para a LANXESS e a Multivac, reforçando a presença junto aos clientes mesmo à distância

busch

Foto:  Treinamento presencial, antes da pandemia.

Assim como muitas empresas, a Busch, multinacional alemã que é referência mundial em tecnologia de vácuo e pressão positiva, precisou reinventar os seus processos durante a pandemia da Covid-19, a fim de atender às recomendações de segurança. Uma das mudanças recentes neste sentido foi a adaptação do Treinamento de Manutenção Preventiva, que acontecia anteriormente na unidade de Jarinu (SP), para o formato online.

A primeira edição do treinamento neste novo modelo aconteceu recentemente com a participação da Multivac, uma das líderes mundiais na produção de máquinas para embalagem.  Com uma parceria global de fornecimento, os equipamentos da empresa contam com tecnologia de vácuo Busch, o que torna a capacitação sobre manutenção ainda mais importante para o pleno funcionamento das operações.

O treinamento em questão foi ministrado por Roberto Paiva, responsável pelo Suporte Técnico da Busch, e contou com a participação do corpo técnico da Multivac. Ao longo do workshop, Paiva reforçou o papel da manutenção preventiva em potencializar o funcionamento e estender a vida útil dos equipamentos Busch, bem como os serviços de pós-vendas que a multinacional alemã oferece, tanto na oficina interna, quanto na planta dos clientes finais, com a finalidade de garantir máxima eficiência.

“Mais uma vez, a Busch atendeu e ultrapassou as nossas expectativas. Enviamos nossa equipe aos treinamentos da fabricante constantemente. Com a pandemia da Covid-19, tivemos esse canal presencial interrompido, mas prontamente a Busch se adaptou para nos atender plenamente no formato online”, disse Robson Privitera, Gerente Nacional de Serviços da Multivac e um dos participantes do treinamento.

Posteriormente, foi a vez dos colaboradores da LANXESS, empresa de especialidades químicas, de participarem do webinar “Os desafios da manutenção 4.0”, conduzido pelos especialistas Ewerton Garberi, responsável pela área de Field Service da companhia, e Lucas Soares, responsável pela Oficina da Busch do Brasil. Ambos os profissionais possuem mais de 10 anos de experiência no segmento de vácuo industrial.


LEIA TAMBÉM: Bombas de vácuo da Busch são usadas em pesquisa espacial


O Evento

Durante o encontro online, que contou com a participação de 20 funcionários de Engenharia e Produção, os profissionais da Busch apresentaram a estrutura de ambas as áreas e explicaram o que deve ser levado em consideração na hora de realizar as manutenções preditivas, preventivas e corretivas nas bombas de vácuo. Além disso, foi destacado que, em primeiro lugar, todo equipamento deve iniciar a operação de maneira adequada, o que passa pela correta instalação e startup.

Segundo Paulo Ruela, Engenheiro de Manutenção da LANXESS, o conteúdo apresentado foi muito relevante para aprimorar o conhecimento da companhia sobre bomba de vácuo, bem como sobre as tecnologias existentes para essa aplicação na era da indústria 4.0. “Foi possível conhecer mais sobre a Busch, sobre os processos e cuidados preventivos para a manutenção de uma bomba de vácuo e as atividades do serviço de pós-venda”, complementou.

LANXESS conta com cerca de 6 bombas de vácuo da marca Busch, que são utilizadas em laboratórios e nos processos produtivos para fabricação de Uretanos e Plásticos de Engenharia de Alta Performance. “Os equipamentos apresentam performance ideal para nosso processo e são de alta confiabilidade. Além disso, o Pós-vendas da Busch sempre atendeu nossas necessidades para compra de peças, serviços de startup e assistência técnica”, finalizou Ruela.

busch

Foto: Treinamento online.

Sobre a Busch

Com matriz em Maulburg, na Alemanha, a Busch é uma das maiores fabricantes mundiais de bombas e sistemas de vácuo e pressão positiva, presente em 43 países. Fundada em 1963 pelo Dr. Eng. Karl Busch, com a Visão de fazer melhor, mais fácil e com maior produtividade, a empresa preza pela excelência no relacionamento de longo prazo com os clientes. Oferece tecnologia de ponta, integrando uma equipe internacional com atendimento local, composta por especialistas de engenharia e uma assistência técnica treinada para levar a melhor solução às necessidades dos clientes. Muito além do rigoroso controle de qualidade, a filosofia da Busch de contínuo desenvolvimento e inovação se estende a todas as áreas, que vão desde a preocupação com o meio ambiente, passando pela segurança industrial, até a ética nas negociações. Possui uma ampla atuação em diversos segmentos industriais, entre eles: Indústria de Alimentos e Bebidas, Hospitalar, Automotiva, Farmacêutica, Plásticos, Química, Biocombustíveis, Energia Elétrica e Eólica e Estações de Tratamento de água e efluentes.