As usinas de biometano poderão ajudar a reduzir emissões de gases de efeito estufa dos caminhões e outros veículos pesados
O Brasil tem 40 projetos de usinas de biometano em andamento que poderão ajudar a reduzir emissões de gases de efeito estufa dos caminhões e outros veículos pesados
A Europa já estipulou um tempo limite para que sua frota de caminhões e outro veículos pesados tenham o biometano como fonte de combustível
Investir em combustíveis que garantam menores emissões de gases de efeito estufa (GEE) é fundamental para a descarbonização do setor de transportes.
Há um número crescente de projetos na Europa para reduzir as emissões de frotas pesadas em 90% até 2040, por exemplo.
O biometano, combustível de origem orgânica que pode reduzir em até 36% a poluição dos caminhões, tem chamado a atenção dos brasileiros por poder ser feito de resíduos de outras indústrias (50% do setor sucroalcooleiro e 30% de origem animal proteína).
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Atual produção de Biometano no Brasil
Segundo a Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), o país produz 400 mil m3 de biometano por dia, com espaço para crescimento significativo.
Planeja-se atingir uma produção diária de biogás de 2,3 milhões de m3 até o final de 2025 e 32 milhões de m3 até o final de 2030.
A Abiogás afirma que mais de 40 projetos de construção de usinas de biometano estão em andamento no Brasil e que essas usinas entrarão em operação nos próximos cinco anos, aproximando o país de sua meta.
Também há insumos suficientes no mercado interno para sustentar o aumento da produção.
Uma usina de biogás ou biometano é uma instalação que converte matéria orgânica em biogás, e possivelmente em biometano, por meio de um processo chamado digestão anaeróbica.
A Jomed Transportes e Logística, primeira empresa brasileira a comprar caminhões a gás da Scania em 2019, o proprietário Eduardo Garrido diz:
“O gás, independentemente de sua origem, é 15% mais barato que o diesel”. Esta é a chave de ouro.
Fonte: clickpetroleoegas
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