NOTÍCIAS

Shopping na zona Norte de São Paulo trata 2,5 milhões de litros de esgoto ao mês com sistema hídrico autossustentável

Hoje, é um dos poucos empreendimentos na cidade de São Paulo que possui sistema hídrico autossustentável

Sistema hídrico autossustentável
Sistema hídrico autossustentável

Além do ganho ambiental para a região, o Cantareira Norte Shopping gera economia mensal de mais de dois milhões de litros de água potável

O Cantareira Norte Shopping irá completar sete anos na zona Norte da capital paulista, e se tornou um importante centro de compras e lazer na região.

Hoje, é um dos poucos empreendimentos na cidade de São Paulo que possui sistema hídrico autossuficiente com capacidade para tratar cerca de 2,5 milhões de litros de esgoto por mês.

No projeto arquitetônico do shopping, a solução sustentável teve um custo de implementação de cerca de R$ 4,3 milhões para poder oferecer esse enorme ganho tanto para o empreendimento comercial, que economiza mais de dois milhões em água potável mensalmente, quanto para a região, já que o Cantareira Norte Shopping não utiliza nenhuma gota de água do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a região.

Para a depuração, o sistema capta toda a água utilizada nos sanitários e lojas de alimentação, a armazena em um reservatório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde ela passa por processos químicos e biológicos de purificação, retornando quatro horas depois como água de reuso para ser novamente utilizada na irrigação de jardins e em descargas.

Já a água potável do shopping é proveniente de um poço artesiano e armazenada em dois tanques de 250 mil litros cada, o que totaliza 500 mil litros de água. A média diária de consumo varia entre 70 e 75 mil litros.


LEIA TAMBÉM: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE REÚSO DE ÁGUA NO ABASTECIMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO


“Desde o início do projeto, o nosso shopping teve a preocupação de criar um modelo com soluções sustentáveis que gerassem economia de água e evitassem o desperdício.

Além disso, esse projeto tem um impacto ambiental e social, não utilizando água do sistema Cantareira, que passa a ser relevante principalmente nesse momento de crise hídrica, e a nossa contribuição para a sociedade é não utilizar essa água deixando para a população e evitando o desperdício”, afirma Humberto Moreira, superintendente do Cantareira Norte Shopping.

A medida adotada pelo empreendimento é tão importante para o meio ambiente que o inseriu dentro das estatísticas divulgadas pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em seu Relatório de Sustentabilidade, que apresenta dados importantes sobre o segmento.

Nele, os últimos índices divulgados mostram que 18,6 bilhões de litros de água por ano são tratados pelos shopping centers, o equivalente a 620 piscinas olímpicas por mês. E de reuso, o número chega a 6,6 bilhões de litros de água por ano, o que é proporcional a 220 piscinas olímpicas por mês.

O Cantareira Norte Shopping foi inaugurado em 2016 e logo tornou-se referência na zona Norte de São Paulo pelas opções de compras, lazer e serviços que dispõe.

Possui as principais âncoras do varejo, como Renner, Riachuelo, C&A, Besni, Pernambucanas, Centauro, CAEDU, Casas Bahia, Lojas Americanas, Kalunga, Leo Cosméticos, Smart Fit, por exemplo, além de Cinema, operações fixas de entretenimento, marcas de telefonia celular, itens de beleza, calçados, moda infantil, lotérica, cartório, dezenas de unidades de grandes operações de franquias, entre outros segmentos que agregam ao complexo e aos visitantes.

O empreendimento está localizado na região de Pirituba, a 3 km do Rodoanel, no entroncamento da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e Estrada do Corredor.

Fonte: Infato


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESCASSEZ DE ÁGUA IMPULSIONA BOOM DE ÁGUA DESSALINIZADA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SEMANA DA ÁGUA: AESABESP REALIZA EVENTO NA CONFERÊNCIA DA ÁGUA DA ONU 2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

Câmara aprova emendas do Senado ao projeto dos combustíveis do futuro

A Câmara dos Deputados aprovou no dia 11 de setembro,  16 emendas do Senado ao projeto de lei dos “combustíveis do futuro”, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. A matéria será enviada à sanção presidencial.

Continuar lendo »