Notícias

Uso de biorremediação no tratamento de áreas contaminadas em postos de combustível

A contaminação do solo e água subterrânea a partir da operação de postos de combustível se mostra como uma das maiores preocupações ambientais para os proprietários deste tipo de empreendimento.

contaminacao

Além dos elevados custos envolvidos na investigação e remediação da área, existem outras consequências ainda mais preocupantes como o risco à saúde da população do entorno e de funcionários, a desvalorização do terreno, a proibição do uso do aquífero como fonte de abastecimento de água potável e a má reputação do empreendimento decorrente da poluição de bem público.

Dentro do gerenciamento de áreas contaminadas, uma das alternativas tecnológicas efetivas e de baixo custo é a biorremediação, que utiliza microrganismos naturais para remover a contaminação do solo e água subterrânea.

Segundo o último relatório da Agência de Proteção Ambiental do Estados Unidos (EPA) para áreas órfãs do país – “Superfund Remedy Report, 16 th edition (2020)”, a biorremediação foi a técnica mais empregada no tratamento de água subterrânea entre os anos de 2015 a 2017.

A SUPERBAC possui um agente remediador biológico registrado no IBAMA para tratamento do solo e água subterrânea contaminados com hidrocarbonetos do petróleo.

contaminacao

contaminacao

Géssia Shida

Especialista Técnica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *