NOTÍCIAS

BID Invest apoia a melhoria das condições ambientais e sanitárias de São Paulo com a Sabesp

BID Invest e Sabesp

O apoio do BID Invest melhorará as condições ambientais e sanitárias da bacia do Alto Tietê, na Região Metropolitana de São Paulo

Parceria BID Invest e Sabesp
Imagem Ilustrativa do Canva

 

O BID Invest concedeu um empréstimo corporativo de BRL470 milhões à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo SA . (Sabesp), uma das maiores empresas de saneamento do mundo por população atendida, para apoiar melhores condições ambientais e sanitárias na Região Metropolitana de São Paulo.

Os recursos serão utilizados para financiar parcialmente diversas atividades, entre elas , a otimização e ampliação da rede de esgoto , com a construção de 200 quilômetros de redes de esgoto e 160 quilômetros de interceptores e coletores-tronco, e a ampliação da capacidade da Rede de Esgoto. Estações de Tratamento: Parque Novo Mundo, São Miguel Paulista e Barueri.

 

O apoio do BID Invest melhorará as condições ambientais e sanitárias da bacia do Alto Tietê, na Região Metropolitana de São Paulo , reduzindo assim os lançamentos de efluentes no rio Tietê, por meio da expansão sustentável e otimização do sistema de coleta, transporte e tratamento de efluentes.

site.sabesp.com.br/site/uploads/image/asabesp/m...

Criado em 1992, o Projeto Tietê visa contribuir para a progressiva revitalização do Rio Tietê e seus afluentes, na Bacia do Alto Tietê. Em 2020, o Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil estabeleceu a meta de acesso universal aos serviços de distribuição, coleta e tratamento de águas residuais até dezembro de 2033.


LEIA TAMBÉM: PARAGUAI PREPARA LICITAÇÃO PARA PROJETOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA COM FINANCIAMENTO MULTILATERAL


 

Os serviços de consultoria do BID Invest ajudarão a alinhar os padrões ambientais e sociais do projeto com a Política de Sustentabilidade Ambiental e Social do BID Invest, seguindo rígidos padrões internacionais. Ele se concentrará na expansão do sistema de gestão ambiental e social da Sabesp para o projeto, na atualização do programa de gestão de risco de desastres naturais da Sabesp, na realização de uma análise de risco de saúde e segurança para estações de tratamento de águas residuais e no desenvolvimento de conteúdo informativo para prevenir e conscientizar sobre a violência de gênero.

Espera-se que o acordo contribua para seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: Boa Saúde e Bem-estar (ODS 3), Água Limpa e Saneamento (ODS 6), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8), Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Ação Climática (ODS 13).

Texto traduzido e interpretado por: Denise Akemi F. Takahashi Trugillo
Para: Portal Tratamento de Água

Fonte: Iagua


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FEBRE MACULOSA – SP CONFIRMA MAIS DUAS MORTES; ENTENDA A DOENÇA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SERTÃO DO PIAUÍ – PROJETO DE ACESSO À ÁGUA POTÁVEL TEM RETORNO 6 VEZES MAIOR QUE VALOR INVESTIDO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: