Autoridades da Bolívia visitaram a Paques
Os visitantes vieram para conhecer algumas estações de tratamento de esgotos domésticos com a tecnologia BIOPAQ®UBOX fornecidas pela Paques em várias cidades da região, passando por Americana, Nova Odessa e Piracicaba.
Nos dias 6 e 7 de fevereiro, uma comitiva formada por autoridades políticas e empresários da Bolívia foi recebida pela equipe da Paques em sua filial, em Piracicaba. Os visitantes vieram para conhecer algumas estações de tratamento de esgotos domésticos com a tecnologia BIOPAQ®UBOX fornecidas pela Paques em várias cidades da região, passando por Americana, Nova Odessa e Piracicaba.
Entre os presentes, estavam o prefeito do município boliviano de Tiquipaya, Juan Pahuasi Argote, e o presidente da Câmara local, José Edgar Quinteros Medrano, além de representantes da empresa de saneamento Cospail e da construtora IASU, ambas com sede em Santa Cruz de la Sierra, acompanhados por Henrique Blasques de Assis e Eduardo Zambon da Paques LAM.
Na ETE Quilombo, localizada em Nova Odessa/SP, a comitiva foi recepcionada pelo Prefeito da cidade, Claúdio José Schooder, o qual participou da visita na ETE, acompanhado pela equipe da Coden Ambiental e operadores locais.
Na ETE Balsa, localizada em Americana/SP, os visitantes foram acompanhados pelo Diretor da Unidade de Tratamento de Esgoto, Júlio César Mangueira de Souza, e operadores da estação.
Na ETE Capim Fino, localizada em Piracicaba/SP, os visitantes foram recepcionados pelo supervisor de ETE, Diego Cesar Alli e pelo analista de Responsabilidade Social da Mirante, Gabriel Bertolo.
Na Paques, os visitantes se reuniram com o diretor Sérgio Cruz, e com o gerente Comercial Nivaldo Dias, para receber orientações sobre as vantagens e benefícios da tecnologia BIOPAQ®UBOX, em operação nas estações visitadas.
As soluções para os serviços de água e esgoto em Nova Odessa são consideradas uma referência regional em Saneamento Básico e, frequentemente, atraem gestores de outras cidades, interessados no compartilhamento de informações. No entanto, essa é a primeira vez que a ETE Quilombo recebe uma comitiva estrangeira.
LEIA TAMBÉM: TECNOLOGIA BIOPAQ®UBOX DA PAQUES É UTILIZADA EM NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
“A nossa satisfação em mostrar as instalações da ETE Quilombo para os nossos amigos bolivianos é muito grande porque sabemos que aqui prestamos um serviço de primeira qualidade, que realmente serve de modelo para o mundo”, afirmou o prefeito Leitinho.
A grande “atração” da ETE Quilombo, são os modernos reatores BIOPAQ®UBOX, de tecnologia holandesa e que permitem a ocorrência de duas fases de tratamento do esgoto – aeróbia e anaeróbia – no mesmo tanque, “empilhadas” uma sobre a outra.
“Um dos diferenciais deste processo é a eliminação do odor característico do lodo resultante do processo”, explicou o diretor Técnico da Coden, engenheiro Rean Gustavo Sobrinho.
“Na Bolívia, não temos nenhuma estação dessa magnitude e ficamos impressionados com o tratamento de esgoto que é feito aqui, principalmente com a ausência de odores e a limpidez da água no final do processo”, avaliou o prefeito de Tiquipaya, Juan Pahuasi Argote.
A ETE Quilombo atende a 96% dos moradores de Nova Odessa, tratando 100% do esgoto coletado e devolvendo água praticamente limpa ao Ribeirão Quilombo, o que garante à cidade índices considerados de excelência no esgotamento sanitário. A unidade opera atualmente com 4 reatores para o tratamento de até 110 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade estimada para atender 80 mil habitantes, um número bastante superior à população de Nova Odessa, que totaliza aproximadamente 61 mil pessoas.
No caso da ETE Capim Fino, a estação conta com dois módulos de reatores UBOX (Reatores integrados verticalizados – Tratamento Anaeróbio e Aeróbio, com sistema de captação de gás, e sistema de clarificação do efluente), além de uma câmara de contato para passagem do efluente tratado, implementados após a conclusão do projeto de ampliação e modernização da estação.
O sistema de tratamento de esgoto de Piracicaba é reconhecido como um dos mais modernos do país, prova disso é que a Mirante recebe, constantemente, comitivas que vem em busca da tecnologia implantada nas estações de tratamento de esgoto do município.
Texto adaptador por: Denise Akemi F. Takahashi Trugillo para o Portal Tratamento de Água
Fonte: Paques, Prefeitura de Nova Odessa e Mirante
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FILTRANDO APLICA SISTEMA DE DESMINERALIZAÇÃO DE ÁGUA POR TROCA IÔNICA
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: O FUNGO DESCOBERTO NO BRASIL QUE SE ESPALHA E JÁ PREOCUPA CIENTISTAS