BIBLIOTECA

Tratamento de Efluentes

O ozônio é um agente muito eficaz contra todas as bactérias e vírus. Também é muito efetivo contra amebas e protozoários comuns presentes em rios, lagos e piscinas.

O ozônio extermina algas , fungos e micro organismos, incluindo os THMs***, muito citados atualmente nos meios técnicos. Inúmeras estações de tratamento de água no mundo utilizam o ozônio como tratamento primário, seguido de filtração e cloração.

((THMs)Trihalometano é um composto trisubstituído de metano (CH4), em que três átomos de hidrogênio são trocados por três átomos de halogênios (elementos da Família VII ou 7A).

CH4 (Metano) —> CHX3 (Trihalometano), em que X é um halogênio. Os três átomos de halogênio não precisam ser iguais.

A cloração neste caso é usada como um agente de preservação do tratamento nas tubulações e armazenamento da água e não como tratamento básico, como é comum . Foi provado que o cloro como tratamento primário reage com as matérias orgânicas em suspensão na água formando trihalometanos (THMs), ou seja, produtos que a EPA ( Environmental Protection Agency – Agência Norte Americana de Proteção ao meio ambiente ) provou serem mutagênicos, provocando diversos tipos de câncer e por levar mais de 30 anos para serem degradados no meio ambiente. O cloro como agente primário, desde 1995, está sendo banido dos Estados Unidos nas Estações Municipais de Tratamento de água potável.

O ozônio provou ser 20 vezes mais efetivo, 3120 vezes mais rápido, 100 vezes mais solúvel em água e possuir um espectro de ação muito mais amplo do que o cloro. O ozônio também é muito mais efetivo contra os vírus se comparado a outros produtos comuns como o cloro, sal , permanganatos, iodo e outros meios de natureza química.

Tipicamente usamos 0,20 ppm para tratar águas de superfície. Quando por excesso de ferro na água de caixas de prédios e residências temos roupas amareladas, ou quando odor e cor estão presentes, maiores concentrações de ozônio são requeridas para oxidar componentes químicos de origem diversificada : inorgânica, orgânica, microorganismos, bactérias.

Fonte: http://www.ozonix.com.br/efluentes.htm

ÚLTIMOS ARTIGOS: