BIBLIOTECA

Segurança Hídrica Industrial O Papel da Dessalinização no Brasil

Segurança Hídrica Industrial: O Papel da Dessalinização no Brasil | Aladyr

O presente estudo sobre dessalinização busca dimensionar o papel estratégico da tecnologia como alternativa para a segurança hídrica do setor industrial brasileiro, alinhada aos princípios da sustentabilidade ambiental e às exigências da agenda ESG.

Ao estar amparado em iniciativas nacionais e internacionais, bem como nas experiências e análises já produzidas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o documento apresenta uma visão abrangente das oportunidades, dos desafios e das recomendações para o aproveitamento do potencial da dessalinização no contexto brasileiro.

PANORAMA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

A dessalinização, especialmente por osmose reversa (OR), atingiu alto grau de maturidade mundial e destaca-se como solução eficiente para regiões com escassez de água ou restrições de qualidade do recurso hídrico.

No Brasil, esse caminho é reforçado por experimentos bem-sucedidos, como os conduzidos por centros de referência, a exemplo do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água da Universidade de São Paulo (Cirra/USP), que promovem pesquisas para adaptar tecnologias e desenvolver modelos de dessalinização capazes de operar, de forma eficiente, em distintas realidades regionais.

Os avanços científicos propiciaram, inclusive, a formação de novos especialistas e a geração de inovações, reduzindo custos operacionais, otimizando o consumo de energia e implementando sistemas de reúso e reúso seguro das águas.

Fonte: Aladyr


ÚLTIMOS ARTIGOS:
Brasil desperdiça quase 40% da água tratada, diz estudo

Brasil desperdiça quase 40% da água tratada, diz estudo

Mesmo diante de 33 milhões de brasileiros sem acesso à água potável, 39,53% da água tratada no país é perdida antes de chegar na torneira da população, segundo estudo do Trata Brasil e da consultoria GO Associados, com base nos dados do Sinisa (Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico) de 2024.

Continuar lendo »