BIBLIOTECA

ONU – Relatório Anual de 2022 sobre Mudanças Climáticas

Mudanças climáticas

O Relatório Anual sobre mudanças climáticas destaca realizações e marcos no enfrentamento da emergência climática

Mudanças climáticas

O Relatório Anual de 2022 do secretariado de Mudanças Climáticas da ONU destaca realizações e marcos do secretariado e do processo intergovernamental no enfrentamento da emergência climática e no alcance dos objetivos de longo prazo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris.

A edição de 2022 cobre a decisão histórica tomada na COP27 de estabelecer um fundo dedicado e acordos de financiamento para lidar com perdas e danos, intensificar o apoio à adaptação e transparência e as operações logísticas que foram necessárias para organizar a COP27 em Sharm el-Sheikh – uma das maiores alterar conferências para datas.

Recursos especiais traçam a jornada de trinta anos do Processo da UNFCCC e o trabalho preparatório para o primeiro balanço global, enquanto as palavras de abertura do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e Mudança Climática da ONU, Simon Stiell, fornecem contexto para o trabalho do secretariado no impulso global mais amplo para enfrentar as mudanças climáticas e seus impactos.

O relatório também aponta para 2023, para a conclusão do primeiro balanço global, o trabalho para operacionalizar o fundo de perdas e danos e os acordos de financiamento e o progresso no programa de trabalho de mitigação e em direção à meta global de adaptação.

As seções dedicadas abrangem os esforços da secretaria para aumentar a eficiência do processo, bem como a estrutura organizacional, a equipe e o desempenho financeiro da secretaria durante 2022.

Este é o sexto relatório da secretaria e visa aumentar ainda mais a compreensão do trabalho da secretaria para uma ampla gama de partes interessadas sobre nossas realizações e também os desafios e oportunidades de abordar a mudança climática.

Fonte: unfccc

Tradução e adaptação: Flávio H. Zavarise Lemos

leia-integra

LEIA TAMBÉM: MUDANÇAS CLIMÁTICAS: COMO OS BANCOS CENTRAIS ESTÃO ENFRENTANDO OS RISCOS AMBIENTAIS E A TRANSIÇÃO PARA UMA ECONOMIA VERDE?

ÚLTIMOS ARTIGOS: