BIBLIOTECA

Continente de plástico: os principais países poluidores já são conhecidos

Ocean Cleanup

Um estudo dos plásticos contidos no “continente plástico” que flutua no meio do Oceano Pacífico permitiu identificar os principais países poluidores.

É apelidado de “sétimo continente”. Este enorme agregado de plástico flutuando no meio do Oceano Pacífico é uma síntese  da poluição humana na Terra. Esse “Continente de plástico”, que teria cerca de 3,5 milhões de km², foi descoberto em 1997. O oceanógrafo e capitão americano Charles J Moore que o encontrou por acaso. Flutuando logo abaixo da superfície da água, esse mar de resíduos de fato não é visível por satélite. Só pode ser descoberto a partir do convés de um barco.

Um estudo, publicado no início de setembro na revista Scientific Reports, revela que 90% das dezenas de milhares de toneladas que compõem o continente de plástico provêm, em grande parte, de produtos da pesca de cinco países industrializados. Esses países são: Japão (34%), China (32%), Coréia (10%), Estados Unidos (7%) e Taiwan (6%). “Muito disso é feito de redes de pesca e cordas. Enquanto o resto é composto principalmente de objetos e fragmentos de plástico duro, às vezes com evidências de sua origem”, explicam os autores do estudo.

 

A Ocean Cleanup estudou minuciosamente os resíduos do continente plástico

 

Como chegar a essa estimativa de 90% do plástico vindo de cinco países em particular? A ONG Ocean Cleanup, em parceria com a Universidade de Wageningen (Holanda), visitou o local em 2019. Coletou 6.093 resíduos com menos de 5 cm. Isso representa 547 quilos de vários detritos.

Demorou então um ano para analisar estes vários elementos e tentar identificar a sua origem sempre que possível. Na maior parte, esses resíduos eram fragmentos de plástico irreconhecíveis. Ou peças utilizadas na pesca e aquicultura.

 

A importante contribuição da pesca no continente do plástico

 

Destes milhares de resíduos recolhidos, a Ocean Cleanup e pesquisadores da universidade conseguiram identificar com certeza cerca de 232 objetos de plástico, bem como o seu país de origem. Para isso, puderam contar com elementos factuais. Como o idioma do texto escrito nele, o nome de uma empresa ou o logotipo de uma marca. Japão, China, Coréia, Estados Unidos e Taiwan foram os países mais representados nesse desastroso ranking.

“Embora avaliações recentes de contribuições de plásticos nos oceanos indiquem que economias costeiras e rios  são os principais contribuintes para a poluição plástica oceânica, aqui mostramos que a maioria dos plásticos que flutuam no Pacífico Norte vem de cinco nações pesqueiras industrializadas, destacando o importante papel que desempenha a indústria pesqueira  neste problema global”, conclui o estudo.

Traduzido e adaptado por: Flavio H. Zavarise Lemos
Para: Portal Tratamento de Água

Fonte: Continent de plastique : on connaît les principaux pays pollueurs – WE DEMAIN (ampproject.org)

LEIA TAMBÉM: GESTÃO DA POLUIÇÃO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHAS E COSTEIRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

ÚLTIMOS ARTIGOS: