BIBLIOTECA

Continente de plástico: os principais países poluidores já são conhecidos

Ocean Cleanup

Um estudo dos plásticos contidos no “continente plástico” que flutua no meio do Oceano Pacífico permitiu identificar os principais países poluidores.

Ocean Cleanup

É apelidado de “sétimo continente”. Este enorme agregado de plástico flutuando no meio do Oceano Pacífico é uma síntese  da poluição humana na Terra. Esse “Continente de plástico”, que teria cerca de 3,5 milhões de km², foi descoberto em 1997. O oceanógrafo e capitão americano Charles J Moore que o encontrou por acaso. Flutuando logo abaixo da superfície da água, esse mar de resíduos de fato não é visível por satélite. Só pode ser descoberto a partir do convés de um barco.

Um estudo, publicado no início de setembro na revista Scientific Reports, revela que 90% das dezenas de milhares de toneladas que compõem o continente de plástico provêm, em grande parte, de produtos da pesca de cinco países industrializados. Esses países são: Japão (34%), China (32%), Coréia (10%), Estados Unidos (7%) e Taiwan (6%). “Muito disso é feito de redes de pesca e cordas. Enquanto o resto é composto principalmente de objetos e fragmentos de plástico duro, às vezes com evidências de sua origem”, explicam os autores do estudo.

 

A Ocean Cleanup estudou minuciosamente os resíduos do continente plástico

 

Como chegar a essa estimativa de 90% do plástico vindo de cinco países em particular? A ONG Ocean Cleanup, em parceria com a Universidade de Wageningen (Holanda), visitou o local em 2019. Coletou 6.093 resíduos com menos de 5 cm. Isso representa 547 quilos de vários detritos.

Demorou então um ano para analisar estes vários elementos e tentar identificar a sua origem sempre que possível. Na maior parte, esses resíduos eram fragmentos de plástico irreconhecíveis. Ou peças utilizadas na pesca e aquicultura.

 

A importante contribuição da pesca no continente do plástico

 

Destes milhares de resíduos recolhidos, a Ocean Cleanup e pesquisadores da universidade conseguiram identificar com certeza cerca de 232 objetos de plástico, bem como o seu país de origem. Para isso, puderam contar com elementos factuais. Como o idioma do texto escrito nele, o nome de uma empresa ou o logotipo de uma marca. Japão, China, Coréia, Estados Unidos e Taiwan foram os países mais representados nesse desastroso ranking.

“Embora avaliações recentes de contribuições de plásticos nos oceanos indiquem que economias costeiras e rios  são os principais contribuintes para a poluição plástica oceânica, aqui mostramos que a maioria dos plásticos que flutuam no Pacífico Norte vem de cinco nações pesqueiras industrializadas, destacando o importante papel que desempenha a indústria pesqueira  neste problema global”, conclui o estudo.

Traduzido e adaptado por: Flavio H. Zavarise Lemos
Para: Portal Tratamento de Água

Fonte: Continent de plastique : on connaît les principaux pays pollueurs – WE DEMAIN (ampproject.org)

LEIA TAMBÉM: GESTÃO DA POLUIÇÃO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHAS E COSTEIRAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

ÚLTIMOS ARTIGOS: