BIBLIOTECA

Manutenção preventiva com base em eficiência energética

Resumo

A empresa Aquapolo Ambiental S/A é responsável pelo fornecimento de água industrial para o polo petroquímico do ABC, utilizando o efluente final da estação de tratamento de esgoto (ETE ABC da Sabesp) como matéria prima realiza-se o tratamento através de ultra filtração e osmose reversa até chegar nos parâmetros de qualidade da água exigidos para o polo petroquímico de Mauá.

Através de uma adutora em aço carbono, diâmetro nominal 900 mm, com extensão de 17 km, todo o fluído é bombeado até chegar na torre de equilíbrio para ser distribuído para os clientes do polo. Esse bombeamento é realizado pela Estação Elevatória de Alta Carga que contém 3 bombas de 900 CV montadas horizontalmente com inversores de frequência.

Com base em monitoramento termodinâmico (temperatura e pressão) e de consumo de energia das bombas, foi possível acompanhar o rendimento hidráulico de cada bomba e seu consumo energético, com suas associações caso a elevatória opere com outras configurações.

No caso em questão, apresentaremos o monitoramento e curva de performance hidráulica da bomba antes e após a revisão, bem como os detalhes da reforma com aplicação de revestimento de alta performance.

Introdução

O Aquapolo é uma das maiores plantas de reuso do planeta. O processo começa desviando esgoto da ETE ABC por meio de bombas de baixa carga e transforma em água de reuso para ser transportada por uma adutora de 17 km até chegar na torre de equilíbrio para ser distribuída para o cliente final, conforme Figura 1. Essa distribuição é realizada pela Estação Elevatória de Alta Carga que contém 3 bombas montadas horizontalmente com vazão máxima de 1350 metros cúbicos por hora e 137,6 MCA cada uma.

(…)

Autores: Fabiano Silva Barbosa e Vitor Hugo de Souza.