BIBLIOTECA

Configuração de hidrólise térmica dedicada ao descarte de lodo ativado: harmonia entre os balanços de massa e energia

Resumo

Hidrólise térmica é um dos processos mais utilizados no mundo de forma a produzir mais biogás e gerar menos lodo, possuindo diferentes configurações de processo. Uma destas variantes é a hidrólise térmica dedicada ao descarte de lodo ativado, que apresenta um interessante balanço de massa e de energia. Este tipo de configuração mostra-se interessante para grandes estações, sem recebimento externo significativo de torta de outras ETEs, como é a situação de muitas ETEs de grande porte no Brasil. As razões de atratividade recaem devido à produção de biogás ser capaz de sustentar tanto o processo de hidrólise em si, como também produzir energia suficiente para fazer a secagem térmica de lodo sem o uso de combustível externo, reduzindo assim um grande volume de lodo, sem fazer uso da incineração.

Com base em dados da literatura de experiências em escala real, montou-se uma modelagem para uma situação hipotética de 10.000 ton/ano, de forma a se estudar o balanço de massa e de energia, possibilitando assim um conhecimento mais profundo desta tecnologia e subsidiando o processo de tomada de decisão da implantação desta tecnologia.

Introdução

Este trabalho procura mostrar o Estado da Arte referente à configuração de Hidrólise Térmica dedicada para descarte de lodo ativado fazendo um levantamento da literatura mundial, com destaque para as experiências em escala completa.

Autor: Marcelo Kenji Miki.

ÚLTIMOS ARTIGOS: