BIBLIOTECA

Eficiência energética em sistema de abastecimento de água utilizando métodos administrativos, operacionais e automação: caso Itaguari-GO

Resumo

No intuito de reduzir custos com o insumo de energia elétrica e tornar o sistema da cidade de Itaguari-GO mais eficiente energeticamente, foi realizado um trabalho utilizando métodos administrativos, operacionais e uso de automação para conseguir tal objetivo.
Nos métodos administrativos foram revistos todos os contratos de fornecimento de energia elétrica para a contratação ótima da demanda e modalidade tarifária ideal afim de redução dos custos. Nos métodos operacionais foi instalado inversor de frequência na estação elevatória de água principal da cidade, para melhor controle de vazão de água com a abertura em 100% do registro de recalque. Instalação de válvula automática em um dos Centros de Reservação da cidade com a melhoria da operação do sistema e tornar o bombeamento mais eficiente possível. Todo o sistema de abastecimento de água da cidade de Itaguari já era automatizado e com a instalação dos novos equipamentos a automação que realiza o controle operacional desses novos equipamentos.
Com as ações executadas já se apresentou resultados satisfatórios em relação aos custos e economia de energia elétrica, os resultados serão detalhados no decorrer do trabalho.

Introdução

Devido ao crescente aumento dos preços de energia elétrica, a preocupação com eficiência energética torna-se atualmente cada vez mais relevante em todo país. Na gestão dos sistemas de abastecimento de água essa preocupação é ainda mais considerável, pois o custo com energia elétrica nos bombeamentos de água representa um dos principais ônus as empresas ou autarquias responsáveis pela gestão. Portanto, a realização de eficiência energética em sistemas de abastecimento de água vem recebendo um interesse significativo nos últimos anos.

Em busca de aplicar os conhecimentos e ter uma maior experiência na aplicabilidade dos recursos disponíveis para eficiência energética. Foi escolhida a cidade de Itaguari-GO que situa-se distante 90km da capital Goiânia. A escolha de Itaguari-GO se deu principalmente devido ao comprometimento da equipe operacional da cidade, que visa alcançar a maior eficiência possível. O objetivo é tornar a cidade referência no Estado de Goiás e nacionalmente no quesito eficiência energética e replicar os conhecimentos e experiências adquiridas em outras cidades do Estado.

Outro objetivo desse trabalho é estudar várias alternativas de economia de energia elétrica, utilizando recursos tecnológicos e automação para melhorar a operação do sistema com a finalidade de economia de energia. Com isso podemos definir prioridades de aplicação dos recursos de eficiência energética em outras cidades, aumentando assim a velocidade nos resultados dos trabalhos.

Um grande vilão da eficiência energética nos sistemas de abastecimento são as manutenções corretivas. Para minimizar essas manutenções é necessário ter um estudo adequado de todo o sistema hidráulico para realizar as correções preventivas e tomar as decisões corretivas de maneira sensata e correta. No propósito de minimizar as manutenções corretivas em Itaguari-GO, foi realizada uma análise hidráulica do sistema para o sistema operar na melhor maneira possível.

Todas as ações executadas nesse trabalho contaram com o apoio da empresa Saneamento de Goiás e auxílio dos funcionários da cidade de Itaguari.

Autores: Augusto Antônio Ribeiro Silva; Alberto Adriano Sjobom Junior e Osmar Qualhato Junior.

ÚLTIMOS ARTIGOS: