BIBLIOTECA

Avaliação da eficiência energética em sistemas de bombeamento de água da Sabesp

Resumo

A avaliação da eficiência energética é uma parte importante na operação dos sistemas de saneamento pois possibilita a identificação de sistemas com baixo rendimento e, por conseguinte, auxilia na definição de ações para a melhoria da eficiência operacional.

A avaliação nos sistemas de bombeamento de água da Sabesp está em andamento e a experiência acumulada, seja em termos dos critérios de medição, qualidade dos dados e valores de eficiência encontrados serão abordados neste trabalho.

O indicador utilizado para avaliar e comparar diferentes sistemas de bombeamento é o consumo específico de energia normalizado, por meio do qual os indicadores de cada sistema de bombeamento são referenciados à uma altura manométrica de 100 metros (kWh/m3.100m), que é o indicador Ph5 da IWA – International Water Association.

Introdução

A despesa com energia elétrica representa, em média, o terceiro maior item da despesa de exploração das empresas de saneamento do Brasil, conforme consta do relatório do SNIS, 2017. Considerando que 89,7% dessa despesa refere-se ao abastecimento de água, foi este o segmento selecionado para iniciar a realização da avaliação da eficiência energética na Sabesp.

Autor: Celso Haguiuda.