BIBLIOTECA

Diagnóstico e planejamento com AquaCircle

Resumo

O AquaCircle é uma das ferramentas computacionais que compõem o Water Network Services (WNS) que tem como proposta melhorar o desempenho do sistema de abastecimento de água (SAA) através da análise sistêmica entre diferentes tecnologias. O grande diferencial desta ferramenta, é sua capacidade de criar um diagnóstico operacional do SAA e a partir dele elaborar cenários futuros que permitem modelar os impactos de todas as ações previstas buscando uma maior eficiência. Sendo possível prever teoricamente, utilizando-se premissas reais, os possíveis cenários de resultados de um plano plurianual de curto e médio prazo e estudar a evolução esperada das perdas totais de água.
A qualidade das simulações do diagnóstico e dos cenários depende da qualidade dos dados disponíveis e do grau de precisão das informações obtidas.
As informações geradas dos cenários são implementadas em um modelo hidráulico do setor analisado, gerando assim um estudo detalhado da região trabalhada. Este modelo é calibrado com informações de campo como pressão e vazão em pontos estratégicos, gerando maior confiabilidade dos dados e diminuindo a margem de incertezas das ações.

Introdução

Os sistemas de abastecimento inerentemente apresentam deficiências operacionais, seja devido ao incremento desordenado de novas demandas, ineficiência dos materiais e/ou processo de execução de redes, vida útil dos macro e micromedidores, permitindo um alto nível de perdas onde é possível medir a eficiência, indicando a necessidade ou não de novos investimentos.

As interrupções de abastecimento no sistema, consumos não autorizados, consumos submetidos, o alto índice rompimentos visíveis e não visíveis, permite o incremento de volume perdido e evidencia a necessidade de modernização. Esta análise é feita tanto para a parte de perdas físicas quanto aparentes.

Com o intuito de combater as perdas com mais eficiência e assertividade o programa do Water Network Service (WNS) reúne ferramentas, tecnologias e engenharia avançada para combater as perdas de maneira global.

O Aquacircle é uma ferramenta computacional que pertence a esse programa e faz uma análise dos sistemas de distribuição de água potável; trazendo o estado inicial do sistema e através de uma previsão (forecast) permite projetar os impactos de todas as ações previstos sendo possível estimar uma taxa de retorno dos rendimentos do sistema de distribuição e propor resultados para anos futuros. A origem e precisão destes dados que são imputados no sistema são de extrema importância para a precisão do diagnóstico e consequentemente para elaboração dos possíveis cenários, portanto quanto maior a assertividade dos dados maior será a proximidade com a realidade.

O grande diferencial desta ferramenta, é a sua capacidade de elaborar cenários futuros buscando uma maior eficiência, compilando os resultados e tendo como referência a metodológica estabelecida pelo International Water Association (IWA), integrado as visões de otimização da intensidade e duração dos benefícios a serem alcançados.

Autores: Luis Palini Júnior; Michel Mathez; Natállia Zanardo Riechelmann; Flavio Henrique Javares Lemos; e Luciano Carlos Sandrini.