BIBLIOTECA

Relatório da IRENA aponta o Brasil como referência global na transição energética

Relatório da IRENA aponta o Brasil como referência global na transição energética

Este relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) analisa a trajetória brasileira na implantação de energias renováveis e posiciona o país como um dos casos mais consistentes de transição energética em escala nacional.

Com uma matriz elétrica na qual as fontes renováveis respondem por cerca de 89% da geração total, o Brasil se destaca não apenas pelo volume, mas pela capacidade de integrar essas fontes à rede nacional de forma competitiva, estável e com efeitos econômicos positivos, como a geração de empregos e o fortalecimento de cadeias produtivas domésticas.

Lições estruturais de um modelo baseado em planejamento, governança e competitividade

O relatório examina os principais pilares que sustentam a transição energética no setor elétrico brasileiro, destacando o uso de mecanismos competitivos de contratação de energia renovável, a disponibilidade de minerais estratégicos, o desenvolvimento de capital humano em instituições-chave e uma governança institucional relativamente consolidada.

A IRENA também ressalta a importância do planejamento energético integrado, do acesso a capital de baixo custo por meio de instituições nacionais de financiamento do desenvolvimento e de uma infraestrutura física robusta, apoiada por cadeias de suprimentos nacionais. Segundo a análise, essa combinação de fatores explica o sucesso brasileiro e oferece lições valiosas para outros países que buscam acelerar sua própria transição para sistemas energéticos mais limpos, resilientes e economicamente inclusivos.

Acesse o relatório AQUI:

 

Fonte: Radar do Hidrogênio


ÚLTIMOS ARTIGOS:
Brasil desperdiça quase 40% da água tratada, diz estudo

Brasil desperdiça quase 40% da água tratada, diz estudo

Mesmo diante de 33 milhões de brasileiros sem acesso à água potável, 39,53% da água tratada no país é perdida antes de chegar na torneira da população, segundo estudo do Trata Brasil e da consultoria GO Associados, com base nos dados do Sinisa (Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico) de 2024.

Continuar lendo »