BIBLIOTECA

Sistemas SCADA, automação e telemetria: importância e resultados na operação e na gestão do abastecimento em áreas com grande concentração populacional

Resumo

A premissa do trabalho foi garantir a resiliência do negócio da Sabesp, focando o abastecimento da população da RMSP – mais de 21 milhões de pessoas, num ambiente de TI/Automação ágil e moderno, capaz de suportar a Operação e otimizar a Gestão da infraestrutura, agilizar as tomadas de decisões, diminuir custos de energia elétrica e manutenção, além de minimizar desabastecimentos. Também garante a continuidade do serviço em caso de indisponibilidade, com Site Back-up para o Centro de Controle da Operação e solução de energia elétrica contingencial, entre outras ações, essenciais para uma empresa que atua em 365 municípios. O trabalho expandiu e atualizou a plataforma SCADA existente, que é aderente ao conceito de internet das coisas, e integrou, num único Banco de Dados Historiador, os dados de campo, aprimorando a telemetria no saneamento. Abarcou desde a medição da água produzida nas Estações de Tratamento, nível dos reservatórios, funcionamento do bombeamento, até cálculos das divergências entre o volume disponibilizado e consumido (programa de perdas) e identificação de potenciais vazamentos (desvio do padrão de pressão nas adutoras). O desafio de prover visão e atuação remotas integradas, em tempo real foi plenamente atingido.

Introdução

Vamos falar do trabalho de Expansão do SCOA na Diretoria Metropolitana, que acaba de ser implantado (Março/18), o qual integra as diversas ações que compõe a atuação da Sabesp na operação e na gestão do abastecimento da RMSP. Esta integração se dá em dois importantes processos do Ciclo do Saneamento: Adução/Reservação e Distribuição. Estes dois processos atuam no abastecimento de água potável para mais de 21 milhões de habitantes, por meio da infraestrutura instalada (mananciais, estações de tratamento de água, adutoras, estações de bombeamento, válvulas, redes de distribuição, registros, hidrômetros, etc.), cuja Supervisão e Controle se dão via sistema SCADA implantado nas centrais de controle do abastecimento (CCO e CODs), apoiados pela Automação e Telemetria em campo e com integrações à modelagem hidráulica e à tecnologia GIS.

A partir de 2012, a Diretoria Metropolitana da Sabesp viu necessidade de focar, mais intensamente, a atuação de diversas áreas em ações que melhorassem os Indicadores ligados ao Abastecimento de Água: Indicador de Regularidade da Adução e Indicador de Regularidade de Distribuição (IRA – processo de Adução/Reservação e IRD – processo de Distribuição) bem como no Indicador de Reclamações de Falta D´Água (IRFA), subsidiando o Planejamento Estratégico da Sabesp e alinhada ao Objetivo Estratégico PI.08 – “Garantir a disponibilidade de Produtos com qualidade e na quantidade necessária”.

Sendo assim, a Sabesp visualizou, na verdade, uma oportunidade de realizar uma significativa e diferenciada melhoria na gestão do abastecimento em vigor na Cia., visando atuar na otimização da entrega de água potável no momento presente e, também, se preparar para os desafios de um futuro não tão distante assim, que se apresentaria com: aumento e concentração das populações em cidades cada vez maiores ou metrópoles, escassez dos recursos hídricos, impacto da poluição na qualidade da água e alta complexidade/diversidade de conflitos na gestão de recursos hídricos.

Esta melhoria foi obtida pela análise conjunta, simultânea e integrada das informações operacionais dos dois processos citados, considerando: modernização e expansão da Automação em campo e das soluções de Tecnologia da Informação implantadas além da plena integração com o software de Modelagem Hidráulica corporativo e com o Sistema Geográfico da Sabesp (GIS). Todo este resultado gera impacto positivo no abastecimento, aumentando a satisfação dos clientes, minimizando os tempos de manutenção e desabastecimento para, como consequência direta, aumentar o faturamento bruto e diminuir os custos de manutenção da Sabesp.

O Sistema de Abastecimento de Água da Diretoria Metropolitana da Sabesp é representado por um conjunto de obras, equipamentos e serviços, destinando-se à entrega de água potável para a população de uma metrópole com mais de 21 milhões de habitantes, cuja população é equivalente a de países como Austrália e Madagascar. Toda esta infraestrutura implantada (mananciais, estações de tratamento de água, adutoras, reservatórios, estações elevatórias de água, dentre outros) é a base para que os processos principais para o abastecimento de água, que são Captação, Tratamento, Adução/Reservação e Distribuição entreguem, ao final, água potável nas torneiras dos consumidores, na qualidade adequada e na quantidade e regularidade requeridas (Figura 1).

A gestão do abastecimento, integrando estes processos, é desafio contínuo enfrentado pela Metropolitana. Exige tomada de decisão baseada em grande quantidade de informações interdependentes, em tempo real, cujo resultado afeta, diretamente, os indicadores relativos à satisfação dos clientes, à eficiência dos processos, ao aumento do faturamento bruto e à redução dos custos empresariais. Devido ao porte e amplitude geográfica da RMSP, a Automação é amplamente utilizada em campo, nos equipamentos e instalações principais, para permitir a coleta e transmissão dos dados de interesse para análise e operação remota nas centrais de controle do abastecimento.

ÚLTIMOS ARTIGOS: