NOTÍCIAS

Aproveitamento do lodo de ETE em materiais de construção

Com o aumento contínuo da população mundial, o crescimento econômico dos países subdesenvolvidos junto com a industrialização e urbanização, as necessidades de tratamento de efluentes estão aumentando.

aproveitamento-lodo-ete-materiais-construcao

Lodo produzido em ETE. (Imagem: iAgua).

Grandes quantidades de lodo são produzidas como um subproduto nos tratamentos primários e secundários das estações de tratamento de esgotos (ETEs) em todo o mundo, sendo necessário possuir uma solução.

Na Alemanha, 1,85 milhões de toneladas foram produzidas em 2017 (sólidos secos) e na China, o país com a maior população mundial, 12 milhões de toneladas de lodo foram produzidas em sólidos secos no ano de 2017. Estima-se que 45 milhões de toneladas foram produzidas em todo o mundo. Portanto, é necessário investigar e seguir pesquisando neste campo.

aproveitamento-lodo-ete-materiais-construcao

ETE de grande capacidade. (Imagem: Flickr).

O lodo produzido em ETEs possui uma composição muito heterogênea: substâncias orgânicas e inorgânicas, microrganismos, patógenos, compostos de nitrogênio e fósforo, metais pesados e alto teor de água. Portanto, passam por tratamentos de espessamento, estabilização e desinfecção antes de ser utilizado.


LEIA TAMBÉM: ISOLANTE TÉRMICO A PARTIR DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS.


Algumas das aplicações onde estão sendo utilizadas, são o setor agrícola, fabricação de composto e materiais de construção, incineração sendo que em alguns países, acabam em aterros sanitários. Devido ao seu uso ainda desconhecido e potencial no campo de materiais de construção, esta aplicação será demonstrada nesse artigo.

aproveitamento-lodo-ete-materiais-construcao

Aplicações em materiais de construção. (Imagem: iAgua).

Na composição do lodo são encontrados muitos óxidos, como o dióxido de silício (SiO2), óxido de alumínio (Al2O3), óxido de cálcio (CaO), óxido de ferro (Fe₂O₃), óxido de magnésio (MgO) e pentóxido de fósforo (P2O5) que o torna muito semelhante em composição a argilas e cimentos. Portanto, embora seu uso ainda não seja generalizado, em países como o Japão eles já são utilizados na fabricação de eco-cimentos, tijolos, materiais cerâmicos ou como agregados leves.

Há também a possibilidade de usar as cinzas obtidas em sua incineração, apresentando uma composição maior em óxidos, do que no lodo não incinerado e melhores características mecânicas para uso em materiais de construção.

No caso do cimento, até 15% no peso de lodo poderia ser usado sem afetar praticamente as características do cimento tradicional e até 20% se as cinzas de lodo forem utilizadas para fazer o cimento Portland. Eles também podem ser aproveitados como combustível para alimentar fornos de cimento.

Finalmente, também deve ser levado em consideração o aspecto ambiental, já que a presença de metais pesados contidos no lodo é transferida para os materiais de construção e pode ser posteriormente liberada no ambiente por lixiviação. No entanto, estudos atuais concluem que a concentração na qual eles podem ser liberados no meio ambiente é muito menor do que os limites ambientais estabelecidos.

aproveitamento-lodo-ete-materiais-construcao

Referência: Kevin Castillo Fernández, iAgua, Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de la Universidad Politécnica de Madrid.

Adaptado por Portal Tratamento de Água

Traduzido por Gheorge Patrick Iwaki

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS