NOTÍCIAS

ANA participa da entrega do Selo Aliança pelas Águas Brasileiras

A ANA participou da entrega do Selo Aliança pelas Águas Brasileiras para 12 empresas que financiam projetos de revitalização de bacias hidrográficas no País.

O evento aconteceu nesta segunda-feira, 7 de março, na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brasília.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou da entrega do Selo Aliança pelas Águas Brasileiras para 12 empresas que financiam projetos de revitalização de bacias hidrográficas no País

ANA Selo Aliança Águas Brasileiras

Imagem Ilustrativa Canva

A solenidade contou com as presenças do diretor-presidente interino da ANA, Vitor Saback, do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, entre outros representantes de instituições públicas e privadas.

Saback apontou o papel do Selo e das iniciativas reconhecidas por ele em prol das águas brasileiras.

“Precisamos de todas as ações para aumentar a disponibilidade hídrica. E esse é um programa que trata disso, é um programa que concilia o uso da água, meio ambiente. E que seja uma evolução, que haja uma evolução permanente de ações como essa que tratam, por exemplo, da água subterrânea, que é um desafio para todos nós. Pelo ciclo da água, nós precisamos dessa água para abastecer os rios nos momentos de seca”, pontuou.

O ministro Rogério Marinho destacou a importância do reconhecimento de boas práticas para a conservação dos recursos hídricos.

“Nós acreditamos que o bem mais importante que nosso País tem são as nossas águas. E este Selo certifica as ações empreendidas pelo setor público e pelo setor privado de preservação da água, incluindo desde a questão do reúso até a recarga de aquíferos, entre outras ações que preservam os nossos mananciais e rios”, ressaltou.


LEIA TAMBÉM: EVENTO ON-LINE SOBRE SEGURANÇA DA ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO


 

A ANA participa do Comitê Gestor do Selo Aliança pelas Águas Brasileiras por meio do coordenador de Conservação de Água e Solo, Henrique Veiga, que é o titular, e do especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico Marco Alexandro André, que exerce o papel de suplente.

Duas secretarias nacionais que fazem parte da estrutura do MDR também possuem representantes titulares e suplentes no Comitê Gestor: a de Fomento e Parcerias com o Setor Privado e a de Segurança Hídrica. Esse grupo avalia o cumprimento dos critérios previstos em Edital para o recebimento do Selo pelos projetos e respectivos responsáveis.

O Selo Aliança Pelas Águas Brasileiras foi criado em março de 2021 pelo Programa Águas Brasileiras. Por meio do Selo serão reconhecidos empresas, cidadãos e instituições de direito público ou privado que patrocinem, executem ou apoiem projetos de revitalização de bacias hidrográficas no País. Além disso, as iniciativas que recebem o Selo oficialmente são consideradas como práticas que contribuem para a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O Programa Águas Brasileiras é uma agenda estratégica do governo federal que busca ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível tanto para consumo quanto para o setor produtivo de modo a fomentar o desenvolvimento regional e garantir mais qualidade de vida para a população. O Programa busca, ainda, consolidar e recuperar Áreas de Preservação Permanente (APPs), avançar nos mecanismos de conversão de multas ambientais e pagamento por serviços ambientais (PSA) e aprimorar medidas de gestão e governança que garantam segurança hídrica em todo o País.

Fonte: Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MULHERES SÃO AS MAIS AFETADAS PELA FALTA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COM GUERRA, BRASIL VÊ CHANCES DE EXPLORAÇÃO DE POTÁSSIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: