NOTÍCIAS

ANA começou a receber contribuições em 27 de dezembro para uma norma de referência sobre avaliação de desempenho na prestação dos serviços de água e esgoto.

ANA Inicia Consulta Pública para Normas de Referência em Saneamento Básico

Em 27 de dezembro, a ANA começou a receber contribuições da sociedade pela Consulta Pública nº 12/2023. Bem como o objetivo era aprimorar a proposta de norma de referência que abordava indicadores, padrões de qualidade, eficiência, eficácia e outros elementos relacionados à avaliação de desempenho dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Você pode enviar suas sugestões até as 18h de 15 de fevereiro de 2024, utilizando o Sistema de Participação Social da ANA através do link: https://participacao-social.ana.gov.br/Consulta/172.

No Sistema de Participação Social, a ANA disponibiliza a minuta com a proposta da norma de referência. Além disso está disponível – como material de apoio – a nota técnica que encaminha o tema, entre outros documentos que podem subsidiar as sugestões a serem enviadas durante a Consulta Pública nº 12/2023.

Além disso, o tema faz parte do Eixo Temático nº 9 da Agenda Regulatória da ANA 2022-2024, sobre normas de referência de saneamento básico. A Agenda busca identificar problemas que exigem ação da Agência, podendo levar à publicação de atos normativos ou ações regulatórias. Esse instrumento de planejamento regulatório também contribui para aumentar a transparência e a previsibilidade regulatória da ANA perante a sociedade.

ANA e o marco legal do saneamento básico

Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020, a Agência Nacional de Águas recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Portanto, a mudança visa uniformizar normas, atrair investimentos, melhorar serviços e alcançar a universalização do saneamento até 2033.  Para saber mais sobre a competência da ANA na edição de normas de referência para regulação do saneamento, acesse a página https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/saneamento-basico.

Fonte: gov.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  DESSAL DO CEARÁ: CONSTRUÇÃO DA PLANTA DA CAGECE INICIARÁ ATÉ MARÇO DE 2024

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COLOCAR ESG EM PRÁTICA É TAREFA MAIS DIFÍCIL DA AGENDA PARA 80% DOS CEOS DO PAÍS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: